Como Resolver Erro Too Many Redirects do WordPress (Soluções)

Por | Atualizado em 2017-07-27

Recentemente fomos confrontados com o erro “too many redirects” no WordPress. Este erro impedia o acesso ao WP-admin (painel administrativo), estando relacionado aos redirecionamentos para a versão https:// que implementamos.

O erro surgiu após uma atualização automática do WordPress (que recomendamos desligar), que criou um conflito com um plugin WP Force SSL. Aqui vamos listar todos os procedimentos que realizamos até voltar a ter o site online novamente.

too many redirects no wordpress

Sintomas do erro:

  • Todas as páginas apresentavam o erro “err_too_many_redirects”;
  • O Google Analitycs não contabilizava visitas;
  • Era impossível aceder ao wp-admin.

1. Desativar todos os plugins

A primeira solução (talvez a mais óbvia), consiste na desativação (temporária) de todos os plugins do seu WordPress. Você poderá fazer isso, renomeando a pasta plugins do seu WordPress.

Para isso, poderá aceder aos arquivos do servidor através de FTP (usando o Filezilla) ou usar o gestor de arquivos através do CPanel.

No nosso caso, optamos pelo “File Manager” do CPanel. Acedemos ao directório “WP-Content” renomeamos a pasta “plugins” para “plugins.old”.

plugins old no wordpress

2. Definir versão “http” no WP.Config

Para entrar os constantes redirecionamentos, você deverá definir a URL principal como “http”. Para isso, aceda aos arquivos de configuração do WordPress e procure o arquivo “Wp-Config”.

No final, adicione as seguintes linhas:

define('WP_HOME','http://example.com');
define('WP_SITEURL','http://example.com');

3. Corrigir o .htaccess

Se possui um plugin de redirecionamento para Https, é provável que ele tenha adicionado algumas instruções no arquivo .htaccess.

Antes de efetuar qualquer alteração, baixe uma cópia para o seu PC do arquivo atual. Agora, edite o arquivo presente no servidor digitando as instruções “standart” do WordPress.

Ponto de situação: neste momento o seu site WordPress carrega a versão “http”. Mas não consegue aceder ao tão ambicionado “WP-Admin”? certo?

4. Remover o Https da base de dados do PHPMyAdmin

Para terminar será necessário alterar a URL padrão presente na base de dados, de forma a evitar que a página WP-Admin apresente “erro too many redirects”.

Para isso, aceda o CPanel do seu Website e procure a opção “phpmyadmin”. Procure a base de dados do seu WordPress e aceda á tabela “WP_Options”:

Altere a URL de “https://www.exemplo.com” para “http://www.exemplo.com” e salve as alterações.

wp-options do phpmyadmin

Se tudo correu bem, já conseguirá aceder ao painel administrativo do seu WordPress. O seu site estará temporariamente “desligado”. No entanto, com alguns passos simples, tudo se resolve em alguns minutos.

Reparar o seu WordPress

Volte a ativar os plugins (um a um, para verificar qual o plugin problemático), evitando os plugins de redireccionamento para o https. Para voltar a redirecionar para https use plugins de renome que atualizem rapidamente, por exemplo, Really Simple SSL.

Atenção: Você excluiu o .htaccess como tal, se possui algum redireccionamento ou bloqueio de IP, os mesmos foram removidos.

O seu WordPress deverá estar novamente online e com o protocolo https. Caso precise de ajuda adicional, contacte a empresa de hospedagem ou envie um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *