Qual o significado das cores – Web Design

As cores de uma página Web podem influenciar a experiência do usuário, evocando determinadas reações. Cada cor possui um significado diferente, que pode mudar de cultura para cultura.

A escolha acertada de uma palete de cores pode gerar um impacto positivo nos seus visitantes. As cores também ajudam os visitantes a familiarizar-se com a sua marca. Caso precise dos códigos HTML para determinada cor, poderá usar a nossa tabela de cores HTML.

background-1466088_640

Porque razão o Facebook é azul?

Se fizermos um pequeno exercício de comparação, reparamos que a maioria das redes sociais usa a cor azul: Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.

O que à partida poderia parecer uma simples escolha de design, tem uma “verdade oculta”. Vários estudos indicam que tanto homens como mulheres preferem a cor azul, associando a cor azul a qualidade, segurança e confiança.

Ao usar a cor azul, as redes sociais conseguem uma maior aceitação, bem como reforçar a ideia de confiança.

Qual o significado das cores – Web Design:

Verde: Ambiente, fresco, honestidade ou boa sorte

A cor verde representa a natureza, podendo ser associado a sites que falem do ambiente, energias renováveis, etc. A cor verde também está relacionado a boa sorte ou dinheiro.

Vermelho: calor, amor, agressão, perigo;

A cor vermelha partilha reações opostas, por um lado está ligado à cor do coração, estando ligado ao amor e paixão, podendo ser usado em sites de amor ou relacionamentos, e por outro lado ao perigo, podendo ser usado para transmitir a ideia de algo proibido.

Amarelo: optimismo, esperança, descontos

O amarelo é normalmente associado ao sol, optimismo, esperança, descontos. A cor amarela é sagrada para os Hindus, no entanto, alguns estudos indicam que a cor amarela é a “menos favorita” de todas as cores.

Azul: confiança, tecnologia, segurança

A cor azul possui uma conotação de segurança, confiança e tecnologia sendo utilizada por grandes empresas e bancos (como o Barclays). É cor com maior aceitação por parte dos usuários.

Branco: Em teoria a cor branca não é uma cor, mas sim a presença de todas as cores. A cor branca está associada à pureza, inocência, ou limpeza. Em algumas culturas a cor branca é associada ao casamento.

Preto: sofisticado, mistério, medo, tristeza, morte ou sexualidade.

A cor preta é muitas vezes usada para transmitir mensagens de sofisticação, luxúria ou elegância. É igualmente usado em sites cujo tema evoque sentimentos de mistério, medo ou tristeza.

Paletes de cores

As cores podem ajudar a transmitir uma ideia, no entanto, não deve fazer do seu Website um verdadeiro arco-íris. O ideal é escolher uma cor e usar uma palete de cores “compatível”.

Para o ajudar, poderá usar o serviço “Adobe Color CC” que permite obter ideias para paletes de cores em poucos cliques: Adobe Color CC.

Caso pretenda guardar os resultados, será necessário fazer login com uma conta Adobe. Caso contrário, poderá simplesmente copiar os códigos das cores HTML.

adobe color
Partilhar:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *