SEO-on-Page: Lista de técnicas que não deve esquecer antes de publicar

Se o seu blog ou site não está tão bem ranqueado como gostaria, talvez esteja se esquecendo de um pequeno, mas muito importante, pormenor: o SEO-on-Page. O SEO é a forma de otimizar o nosso site/blog para os motores de busca, tendo em conta os algoritmos do Google e outros motores de busca.

Para isso nós trazemos aqui uma lista de técnicas de SEO-on-Page que não pode esquecer na hora de criar o seu conteúdo, até porque é aqui que se deve centrar os maiores esforços. Confira.

SEO-on-Page: Lista de técnicas que não deve esquecer antes de publicar

Técnicas de SEO-on-Page para otimizar o site ou blog

Existem vários fatores que devemos levar em conta na hora de criação do nosso conteúdo. O trabalho da palavra-chave, links, Url, entre outros, podem fazer toda a diferença na hora de ranquear o seu site nos diversos motores de busca. Atente nos seguintes fatores de SEO-on-Page.

Title tag




O title tag é o título da página, o qual aparecerá na SERP quando uma pessoa faz uma pesquisa. Esta tag dá uma previsão do que o usuário poderá encontrar no conteúdo.

Para otimizar a sua página deve incluir a palavra-chave no início da title tag. Tente com que ela fique o mais à esquerda possível. Tente também incluir termos que despertem a atenção do leitor, como “aprenda”, “descubra”, “Guia completo”, entre outros.

Lembre também que o title tag não deve exceder os 63 caracteres. Apesar de não haver uma contagem de letras oficial, essa quantidade de caracteres dá uma boa margem de erro.

URL

A URL também pode dar uma previsão do que se encontra no conteúdo a apresentar, quer para os motores de busca, quer para os leitores. Assim, faça URLs com termos relacionados com o seu conteúdo e claros.
Inclua sempre a sua palavra-chave, e aposte em URLs amigáveis e fáceis de entender. Nunca coloque números em sua URL.

url link

Meta Description

A meta description é o texto que aparece em baixo do título da nossa página quando fazemos uma busca. Elas dão um resumo do que vai ser exposto. Ela deve ser capaz de convencer a pessoa a clicar em nossa página, por isso devemos incluir um bom resumo com uma chamada para a ação.

meta tags montar um blog

Palavra-chave




Ainda vemos muitas pessoas colocando a palavra-chave escolhida vezes sem conta ao longo do texto porque acham que assim conseguem um melhor ranqueamento. Essa é uma ideia já ultrapassada. O segredo está em manter o texto fluído, incluindo a palavra-chave de forma natural ao longo do texto, não forçando nada.

No entanto, deve ter em mente que deve colocá-la na title tag, no H1, em um H2 e nas primeiras 100 palavras do texto. Faça depois uso de sinônimos que se encontrem relacionados com a sua palavra-chave. Geralmente é um trabalho natural, especialmente se escrevemos claramente sobre um determinado assunto.

Para encontrar outras palavra-chave relevantes, poderá usar serviços como o Adwords Keyword Planner, ou o SemRush.

semrush

Conteúdo

O conteúdo é o mais importante para o posicionamento de um site. Assim sendo, artigos com mais de 2000 palavras conseguem melhor posicionamento que artigos inferiores. Isso porque o Google, e outros motores de busca, preferem sites que deem um conhecimento aprofundado sobre um determinado assunto.

Conteúdos visuais

Os conteúdos visuais também são importantes para o SEO-on-Page. Esse tipo de conteúdo prende o leitor à página, aumentando assim a sua permanência dentro de um texto. E é isso que faz aumentar a sua autoridade para os motores de busca.

Além disso, não esqueça de trabalhar a sua palavra-chave no Alt Text das imagens, de forma a aparecerem nas imagens do Google também. Caso necessite de imagens gratuitas, poderá usar o serviço Pixabay. Caso não encontre imagens relacionadas ao tema abordado, poderá usar bancos de imagens premium.

bancos de imagens

Link building

O último ponto a ter em conta no SEO-on-Page é o link building. Trabalhe bem os links internos e externos. Os externos deverão sempre ser feitos para domínios com autoridade. Os internos aumentarão a permanência dos usuários em seu site/blog. Coloque um mínimo de 2 ou 3 links internos em cada post.

Espero ter ajudado na construção do seu site ou blog de sucesso. Não se esqueça de trabalhar todos esses aspectos de SEO-on-Page nos seus artigos e páginas. Verá como eles aumentarão a sua audiência!

Partilhar:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *