Como resolver o erro “Search Index Coverage” (Problemas de indexação)

A nova versão do Google Search Console pretende ser mais pró-ativa, avisando o Webmaster sempre que é detetado um problema no seu site. Nesse âmbito, vários Webmasters foram surpreendidos com mensagens de aviso “Search Index Coverage”, que segundo o Google pode “afetar negativamente o site nos resultados do motor de busca”.

Em termos práticos, significa que o Google não consegue rastrear e indexar uma ou mais páginas do seu Website. Essa falha pode ser provocada por diversos fatores, sendo importante identificar a fonte do problema e iniciar a resolução.

Como detetar o problema?

Para obter detalhes do problema, comece por aceder ao Google Search Console (nova versão), e selecione a conta do site “afectado” por este problema. No menu à sua esquerda, selecione a opção “Estado” – “Cobertura do indice”.

google search console

O erro do Search Index Coverage é acompanhado por uma descrição mais detalhada do problema que está a impedir a indexação. Se clicar no link afectado, surgirá uma menu de opções do Search Console que permite testar a página por bloqueios do robots.txt, ver os resultados na pesquisa, ou obter como o Google (Fetch).

Search Index Coverage

Após resolver o problema, poderá solicitar uma “Validação” no Google Search Console.

Search Index Coverage – Como é provocado?

Tal como já foi referido, existem diversos factores que podem comprometer a indexação do seu conteúdo. Aqui fica uma lista com as falhas mais comuns:

Páginas bloqueadas pelo Robots.txt: O arquivo robots.txt é bastante “poderoso”, e quando não é usado corretamente, poderá prejudicar a indexação. O Google possui uma ferramenta que permite testar as suas páginas individualmente. Esta ferramenta permite testar outros “robôs” de indexação do Google, como o Mediapartners (Google Adsense).

Erro no Servidor (5xx): Outro problema comum é a falha do servidor. Este erro pode ser temporário, ou surgir por incompatibilidade de alguma funcionalidade (por exemplo, um plugin no WordPress).




URL marcado como “noindex”: A tag “noindex” permite indicar aos motores de busca que a página não pode ser indexada, sendo essencial para evitar que os motores de busca possam indexar páginas de login, ou outras páginas “sensíveis”.

No entanto, se for mal utilizada, esta tag pode prevenir a indexação de conteúdo do site. A solução passa pela remoção dessa mesma tag. De salientar, que no WordPress essa tag poderá ter sido adicionada por um plugin de SEO.

Partilhar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *