Como remover plugins no WordPress (Painel ou via FTP)

Como remover plugins no WordPress (Painel ou via FTP)

Os plugins do WordPress permitem adicionar funcionalidades essenciais no seu Website. Existe mesmo uma lista de plugins essenciais, que ajudam o seu website a cumprir alguns “padrões” de qualidade para páginas na Internet.




Não obstante, cada plugin que você adiciona no WordPress aumenta o tamanho do seu Website, bem como o tempo que as páginas demoram a carregar.

Em cenários mais “negros”, os plugins podem causar erros internos no servidor (error 500 – Internal Server Error), deixando o seu site offline (sem acesso ao Painel Administrativo).

Como remover plugins no WordPress (Painel ou via FTP)

Dito isto, como podemos remover plugins no WordPress? Para isso, existem duas soluções. A primeira, através do painel administrativo do WordPress, bastando para isso aceder ao menu “Plugins” – “Plugins Instalados”. Para terminar, clique na opção “Excluir” (surge após “Desactivar”) junto ao plugin que será removido.

remover plugin wordpress




Mas e se você não conseguir aceder ao seu Website, bem como o respectivo painel administrativo? Em primeiro lugar, é necessário manter a calma. Quando se possui pouca experiência e o site fica offline após uma atualização (do WordPress ou plugin), instala-se o pânico no Webmaster, que fica saber como resolver o problema.

A solução consiste em aceder ao servidor via FTP. Para isso, você poderá usar um programa específico como o Filezilla (gratuito). Poderá obter os dados de login através do painel administrativo do seu site (cPanel). O cPanel que também possui “exploradores” de arquivos (File Manager) que permitem aceder aos arquivos do servidor através do navegador.

Para terminar, basta aceder ao diretório “public_html” – Wp-content – Plugins.

remover plugins no WordPress

Agora, basta renomear a pasta plugins para “plugins-old” para remover todos os plugins (neste caso desactivar). Ou alterar o nome de um plugin específico para remover apenas um plugin (problemático). Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário para o Montar um Blog.

Partilhar:

Deixe um comentário