Qual importância dos Backlinks em SEO? Tudo o que precisa saber

Quando começamos a ler sobre otimizar um site ouvimos falar muito de backlinks. Mas qual a importância dos backlinks em SEO? Nesse artigo vamos passar toda a informação que precisa sobre esse tema. Não deixe de ler.

Apesar de ser, cada vez mais, explorado, o mercado de SEO ainda não é um mundo completamente desvendado. Ele tem vindo a ser descoberto aos poucos, principalmente para pequenas e médias empresas.




Antes de mais nada, vale lembrar que o SEO é uma técnica de otimização de páginas para os buscadores, permitindo que um determinado site/página possa ser mostrado nos primeiros lugares do Google e afins.

Um dos critérios para a otimização de uma página para SEO é o backlink. A angariação de backlinks é um dos pontos mais importantes atualmente no que toca a um bom posicionamento do site.

importância dos Backlinks

O que são backlinks?

Antes de mostrarmos a importância dos backlinks em SEO, vale a pena ver do que se tratam. Os backlinks são todos os links de um site para outro. Alguns profissionais falam também dos links para dentro do próprio site como backlinks.

Tomando como partida esse último conceito, podemos dizer que todos os links são backlinks. Mas até que ponto as hiperligações dentro do site, e para fora do site têm influência no SEO?

Qual a importância dos backlinks em SEO?




Os backlinks são de extrema importância para o ranqueamento dos sites nos motores de busca. Apesar de muitos pensarem que quantos mais links um site tiver, melhor ranqueado ele fica, essa é uma questão bem mais profunda.

Para o Google, e outros motores de busca, não importa tanto a quantidade de links, mas a qualidade dos links. Quanto mais fiáveis forem os links, mais confiável será o seu site. E é aí que se deve apostar.

Há uns tempos era a quantidade de backlinks que importava, mas isso fez com que houvesse uma comercialização de links. Desta forma os sites que tinham pouca relevância acabavam por aparecer nos primeiros resultados apenas por terem muitos links.

Por causa disso o Google atualizou os seus fatores de ranqueamento, passando a importar a qualidade dos backlinks, assim como a relevância do conteúdo apresentado. Na prática, poderá avaliar os links que apontam para o seu site, acedendo ao Search Console (Menu Tráfego de Pesquisa – Links para o seu site).

links para seu site

Tendo em conta todos esses fatores, a importância dos backlinks em SEO se tornou uma prioridade. O segredo está na conquista de backlinks, mas sem deixar de lado o conteúdo, pois é ele que, de momento, está ranqueando mais nos motores de busca.

Os algoritmos do Google avaliam a qualidade do seu conteúdo, e também já são capazes de perceber se os links para o seu site são relevantes.

Imagine que está escrevendo sobre telemóveis e existe um link para o seu site em um blog de moda ou crianças. Esse link terá muito menos peso do que um blog sobre tecnologia, por exemplo.

Daí ser muito importante angariar links de qualidade. A esse trabalho chamamos de link building. Neste caso deve ter em conta o tipo de links que existem de forma a perceber a importância dos backlinks em SEO e saber em quais apostar.

  • Nofollow – Esses links não atribuem valor ao site de destino. Estes não têm grande valor para o Google, e muitas vezes são ignorados pelos algoritmos (devem ser usados em links de afiliados);
  • Dofollow – Estes atribuem valor para o site de destino;
  • Outbound link – São os links que vão do seu site para um externo;
  • Inbound Link – Todos os links que vão de um site para o seu;
  • Internal Link – São aqueles links do seu site que redirecionam para o seu próprio site.

Não se esqueça de apostar em todos esses links no trabalho de link building. Todos podem dar valor ao seu site, mas não se esqueça que todos eles devem ter qualidade e contexto.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *