Quais as tendências de SEO para 2017? Otimizar Site

Chegar ao primeiro lugar do Google pode trazer um enorme impacto positivo no seu negócio. Nos últimos 12 meses o Google implementou bastantes mudanças no seu algoritmo, e como tal, mesmo os sites que tenham sido “otimizados” anteriormente, podem agora sofrer penalização nos rankings.

1. Mobile

Com as pesquisas através de Smartphones e tablets a aumentar exponencialmente (Chegando a ultrapassar as pesquisas vindas dos computadores), tornou-se indispensável otimizar o seu site para dispositivos móveis (mobile).

Possuir um site “responsivo” pode não ser suficiente. É importante ter em conta a experiência do usuário (UX), melhorando a navegação, e tendo em atenção a pequenos detalhes, como o tamanho da fonte, os elementos clicáveis, etc.

O Google colocou à sua disposição uma ferramenta gratuita, que permite testar se as suas páginas oferecem uma boa experiência de navegação na vertente mobile. Se necessário, o Google irá fornecer dicas para otimizar a sua página.

mobile seo

Sabia que: No Adsense não é possível exibir um anúncio 300*250 acima da dobra da página em páginas mobile? Caso possua estes anúncios, substitua por um anúncio responsivo. O Adsense ajusta automaticamente o tamanho do anúncio.

2. AMP

O Google tem feito um esforço para implementar o seu novo conceito dos páginas AMP (Accelerated Mobile Pages Project). Na prática, estas páginas carregam de forma quase instantânea, carregando apenas os elementos absolutamente indispensáveis.

No entanto, esta funcionalidade obriga o webmaster a abdicar de recursos importantes e a introduzir modificações significativas. Por outro lado, no motor de busca, o Google adicionou uma pequena indicação (AMP), indicando que a página é acelerada. Isso pode se traduzir em maior taxa de cliques e consequentemente, mais visitas.



3. HTTPS

O Google implementou várias modificações no seu algoritmo, uma delas, foi usar o protocolo de segurança https:// (SSL) como factor de ranqueamento. Na prática, existem diversos tipos de protocolos, que podem variar significativamente o seu preço.

Existem protocolos SSL baratos, com uma implementação bastante simples. Caso possua um site de grandes dimensões, poderá encontrar protocolos a custar várias centenas de erros que incluem a verificação constante de malware nas suas páginas.

A implementação do HTTPS:// deve ser bem planeada. Os motores de busca consideram a versão http:// e https://, como sites diferentes.

versão https

Veja como: Implementar um protocolo SSL (https) no WordPress.

4. Backlinks

Os backlinks (links para as suas páginas) continuam a representar um ponto importante na sua estratégia de SEO. A lógica é simples, se a sua página recebe muitos links, é porque possui conteúdo relevante. No entanto, escusa de ir a correr criar links em vários sites agregadores de conteúdo.

O Google apenas valoriza backlinks de páginas com pagerank elevado, sendo que esses links possuem um valor “acrescido” se forem de sites do mesmo nicho de mercado (do mesmo tema).

backlink

5. Redes sociais

As redes sociais possuem um papel importante na sua estratégia de SEO (SEO Off-Page). Além de gerar visitas adicionais, possuir várias partilhas ao “olhos” dos motores de busca, significa que o conteúdo é popular.

Para facilitar a vida dos seus visitantes, é importante adicionar botões de partilha de redes sociais. Evite usar os botões de partilha com contador (por exemplo, o botão de curtir), visto que este carrega mais recursos, e prejudica a velocidade de carregamento das suas páginas.

6. O conteúdo é rei…

O conteúdo continua a ser o aspecto mais importantes das suas páginas. Hoje em dia, os usuários estão cada vez mais exigentes, e como tal, encher a sua página de keywords não é suficiente.

O seu foco deve-se concentrar em criar conteúdo único, otimizado para uma Keyword. Os motores de busca valorizam páginas com mais conteúdo (mínimo de 300 palavras). Como é óbvio, nem sempre será possível adicionar 300 palavras, no entanto, é importante adicionar o máximo de conteúdo relevante na sua página.

Outra prática “saudável” de SEO é adicionar links internos (para outras páginas do seu site). Dessa forma, consegue baixar a taxa de rejeição, e mantém os seus leitores mais tempo no site.



7. Velocidade

A velocidade de carregamento possui um peso importante no SEO das suas páginas. Um site lento, leva os visitantes a abandonarem as páginas. Isso pode levar a perda de visitas e receitas.

Faça mais consulta em sites como o PageSpeed Insights ou o GTmetrix, para estudar como pode atingir a velocidade das páginas.

Caso necessite de ajuda, consulte a nossa página: Como acelerar o meu site / blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *