Quais as Diferenças entre hospedagem Linux e Windows? Saiba aqui!

Uma das grandes dúvidas que assolam as pessoas que estão começando no mundo digital é a escolha de um servidor. Linux e Windows são as hospedagens mais populares, e a escolha entre elas é sempre um grande desafio. Por isso vamos explorar as diferenças entre hospedagem Linux e Windows.

Quais as Diferenças entre hospedagem Linux e Windows

Grandes Diferenças entre hospedagem Linux e Windows




Uma das maiores diferenças entre hospedagem Linux e Windows é o sistema operacional. De fato, essa é a maior, talvez a principal, diferença entre eles.

Nos servidores Windows é usada uma versão do software IIS. Já os servidores Linux são, via de regra, configurados com o servidor Apache, sendo possível rodas várias distribuições para esse sistema operacional, como o Debian, CentOS, Red Hat, entre outros.

Acontece porque este último tem um código-fonte aberto e gratuito de forma a estimular organizações e empresas a criarem as suas versões do Linux.

O sistema operacional do servidor de hospedagem não tem relação com o sistema operacional dos nossos computadores. É possível ter um computador Windows e ainda assim usar hospedagem Linux.

Linguagens

Quando estamos escolhendo a hospedagem para nosso site, o importante é ter em conta a aplicação ou site que pretende hospedar. A linguagem entra aqui como um item fundamental.

No caso de querer construir o seu site com linguagem de programação PHP, o melhor é a hospedagem Linux, tendo em conta que essa é uma linguagem nativa da Linux.

Se está construindo o seu site em linguagens de programação .NET ou ASP, então é recomendável a hospedagem Windows, por serem linguagens nativas da Microsoft.

Para o caso de não estar usando nenhuma linguagem de programação, contendo apenas CSS e HTML, não existe uma escolha recomendada, visto que ambas suportam essas linguagens.

Aplicações Web

Algumas aplicações web com finalidade de gerenciamento de conteúdo, como o CMS WordPress ou o Magento, são ofertadas por empresas de hospedagem de sites. Mesmo podendo instalá-las manualmente, os instaladores automáticos das hospedagens facilitam o seu uso, especialmente se não temos experiência em desenvolvimento.

Muitas dessas aplicações Web foram desenhadas com PHP, e estas podem ser instaladas quer por Linux, quer por Windows. No entanto, e essa é outra das diferenças entre hospedagem Windows e Linux, como as aplicações são PHP, normalmente, consegue ter um desempenho maior num servidor Linux.

Preço




Um dos fatores mais determinantes na hora de escolher um servidor de hospedagem é o preço. Se inicialmente pensamos que o preço entre essas duas hospedagens não seria muito diferente, a verdade é que existe uma diferença. A hospedagem Windows é mais cara que a Linux.

Isso porque a empresa de hospedagem Windows tem de pagar uma licença de uso do sistema operacional, ao contrário da hospedagem Linux, que é um software gratuito.

Depois de analisarmos todas as diferenças entre hospedagem Windows e Linux, podemos perceber que ambas suportam várias tecnologias, mas que o uso de determinada linguagem pode influenciar no desempenho do seu site.

Para escolher entre uma dessas hospedagens, é importante saber que é o seu site ou aplicação que determina o melhor servidor de hospedagem. Se está usando uma tecnologia exclusiva da Microsoft, não faz sentido optar pela hospedagem Linux, e vice-versa.

Partilhar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *