Como personalizar a Versão Mobile do Blogger (isMobileRequest)

O Blogger tem recebido poucas atualizações, revelando que o serviço não está no topo das prioridades do Google. No entanto, esta plataforma continua a ser poderosa o suficiente, para criar um template mobile robusto e rápido.

Este tutorial é destinado para blogueiros que usam templates “responsivos”, e como tal, não possuem a versão “mobile” ativa no Blogger. Se utiliza um template predefinido do Blogger, poderá continuar a usar os “velhinhos” atributos mobile=”yes”, mobile=”no” e mobile=”only”.

mobile do blogger

Como funciona?

Tal como já foi referido, a tag “isMobileRequest” só funciona quando o seu blogue está definido para não usar a versão mobile, aproveitando as vantagens de um template responsivo.

não usar a versão mobile do blogger

Dessa forma, é possível exibir um determinado elemento apenas na versão mobile, evitando que esse elemento seja carregado na versão “Desktop” desnecessariamente, um exemplo prático, seria os anúncios Page-level Ads do Adsense, que apenas são carregados na versão mobile.

Um exemplo simples:
[html]<b:if cond=’data:blog.isMobileRequest’>

… {{ código que irá carregar apenas nas versões mobile }}..

</b:if>[/html]

Esta tag condicional também pode (e deve) ser usada nos elementos da página (por exemplo, widgets de HTML / Javascript). Por exemplo:

[html]<b:section cond=’data:blog.isMobileRequest’ id=’section1′>[/html]

[html]<b:widget cond=’data:blog.isMobileRequest’ id=’widget1′ type=’HTML’>[/html]

E quando não é mobile….

Até aqui, descobrimos como usar a tag isMobileRequest para exibir algo quando estamos perante uma solicitação mobile, ou seja, quando a condição é obrigatoriamente verdadeira. Mas, e se desejarmos carregar algo apenas quando a versão não é mobile?

[html]<b:if cond=’data:blog.isMobileRequest == "false"’>[/html]

Ficou com dúvidas? Envie os seus comentários.

Partilhar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *