O que siginifica um uptime de 99.9%?

O “Uptime” (ou tempo online) é uma das métricas usadas para avaliar a qualidade e disponibilidade de um serviço de hospedagem, traduzindo o tempo de atividade de determinado servidor.

Se você pesquisar pelas características de um serviço de hospedagem, é normal encontrar uptimes de 99,9%, o que significa que durante o 1 mês (30 dias), o serviço só poderá estar offline 43 minutos e 12 segundos.

Isso não significa que o seu site vá ficar offline durante os 43 minutos, significa que a empresa de hospedagem se compromete a manter o site sempre online, com margem de erro máximo de 43 minutos.

99.9 uptime

Tabela de Uptimes:

% de Uptime Tempo offline ao logo do ano
99% 3.65 dias / ano
99.9% 8.76 horas / ano
99.95% 4.38 horas / ano
99.99% 52.56 minutos / ano

Ou seja, durante um ano um servidor pode estar até 8.76 horas indisponível. Claro que isto não significa que o seu servidor esteja efetivamente offline esse número de horas. Apenas serve para “avisar” que o servidor não é imune a erros.

Como é obvio, apenas abrange as falhas de servidor, não incluindo as possíveis falhas provocadas pelo Webmaster, ou por falhas de software (CMS). Por exemplo, no WordPress podem acontecer falhas durante uma atualização automática.

Como posso saber se o site está offline?

Esta pergunta pode parecer estranha, no entanto, muitos serviços de hospedagem possuem ferramentas de proteção, que podem bloquear o acesso ao seu website se detetarem atividades estranhas vindas do seu IP.

Quando isso acontece, o site fica offline apenas para si. Para verificar, poderá usar um dos vários serviços específicos, ou usar um proxy. Para mais detalhes consulte: Como saber se o site está offline?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *