O que são os breadcrumbs? Quais as vantagens?

Os breadcrumbs são excelentes, especialmente para sites que têm muitas páginas e níveis hierárquicos, tendo em conta que podem aumentar as formas como os visitantes encontram a página e navegam no site.

Em termos práticos, eles reduzem as ações necessárias que um visitante precisa para entrar numa página de nível superior, além de melhorar a encontrabilidade de páginas e seções.

Estes também são úteis para indicar a localização do usuário na hierarquia do site, o que para o empreendedor digital é uma fonte de informação contextual importante.

O que são os breadcrumbs? Quais as vantagens?

O que são breadcrumbs?

Os breadcrumbs são conhecidos também como trilha de migalhas de pão, ou migalhas de pão. Lembra-se da história de João e Maria, que vão deixando migalhas de pão pelo caminho?




É exatamente em alusão a essa história que o nome foi dado, tendo em conta que eles são um tipo de esquema de navegação que indica onde o usuário se encontra numa aplicação ou site. Assim, é possível que os usuários rastreiem o “caminho de volta”.

Normalmente se encontram em sites com muitos conteúdos, os quais estão organizados hierarquicamente. É também comum encontrar breadcrumb em aplicações web com mais do que uma etapa. Existem muitos tipos de breadcrumbs, sendo classificados de diferentes formas. Os principais tipos são:

Breadcrumb de localização – Revela ao usuário onde se encontra na hierarquia do site.

Breadcrumb de atributo – Esse tipo é usado para mostrar atributos de uma página específica.

Breadcrumb de caminho – Esse tipo mostra aos usuários todos os passos que deram até chegar a determinada página.

Vantagens dos breadcrumbs

As vantagens são muitas, especialmente para auxiliar na navegação de um site ou aplicação. De fato, eles trazem muita conveniência para os usuários, tendo em conta que lhes oferece um meio de navegar num site bem mais fácil, principalmente se tratando de um site com muitos conteúdos multi-nível.

Outra das vantagens é a redução do número de cliques. Não precisa clicar no botão voltar, ou ir até à navegação principal do site para ir a outra página de nível superior.

Além disso, os breadcrumbs ocupam pouco espaço. Normalmente eles estão dispostos em sentido horizontal, num estilo bem clean. E o melhor de tudo é que não tem nenhum impacto negativo no que toca a sobrecarga do conteúdo.




Para os donos dos sites, a maior vantagem é a redução de taxa de rejeição. Eles são fantásticas ferramentas para atrair visitantes a examinar o site todo depois de ter lido a página de destino.

Mesmo que o usuário tenha chegado ao site através de uma pesquisa no Google, o uso de breadcrumb seduz o usuário a visitar páginas de nível superior, de forma a encontrar tópicos relacionados que lhe interesse. Ao manter o usuário mais tempo no site, a taxa de rejeição do site diminui bastante.

Tendo em conta todas as vantagens de usar breadcrumbs, não há como não incluí-los em seu site. No entanto, vale lembrar que só os sites com muitos conteúdos hierárquicos podem se beneficiar do uso deles. Se esse é o seu caso, aposte! No WordPress, poderá implementar facilmente os breadcrumbs usando plugins como o Yoast SEO.

Partilhar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *