Conheça as Novidades do WordPress 5.0: Guia Completo

Conheça as Novidades do WordPress 5.0: Guia Completo

Desde dezembro que temos à nossa disposição o WordPress 5.0 “Bebo”, a maior e melhor atualização deste ano. Se ainda não fez a sua atualização do WordPress, está na hora de conferir tudo o que tem de novo. Porque, tal como nós, usuários, o WP não pode estagnar, e se desenvolve a cada dia.

Tratando-se de uma nova versão, o nosso conselho é que sempre teste antes. Isso porque essa nova versão trouxe mudanças em todos os setores, desde os plugins, aos temas e até no próprio editor.

Depois de um primeiro apontamento, vejamos com mais detalhe todas as novidades que o WordPress 5.0 lhe traz, assim como as várias vantagens que agora pode usufruir. Não perca mais tempo e veja tudo o que vem por aí!

wordpress 5.0

WordPress 5.0 – As novidades!

Já com o WordPress 4.8 tivemos vários widgets novos, assim como pudemos usufruir de várias melhorias. Também fizeram um bom aperfeiçoamento no editor visual no que toca aos links. Com a versão 4.9 tivemos um grande desenvolvimento da plataforma, levando a ação de forma bem mais centrada no usuário para podermos personalizar e gerenciar os nossos sites. Também se assistiram a muitas melhorias no Customizer.

Apesar de termos visto algumas boas mudanças nas atualizações anteriores, nada se compara com o WordPress 5.0. Não se trata de melhorar alguns aspectos já incorporados, mas de trazer algo de completamente novo para o usuário.


As grandes novidades do WordPress 5.0 são mesmo o novo editor da plataforma (Gutenberg) e o tema WordPress Twenty Nineteen. Existem também outras mudanças, mas de pequena escala, e, claro, a correção de vários bugs existentes anteriormente.

Gutenberg

Pode até parecer que nada de muito novo existe no WordPress 5.0, mas a verdade é que uma grande mudança ocorreu. O Gutenberg é, na verdade, uma primeira tentativa de levar ao WordPress uma aproximação com a construção de websites.

Existe uma tentativa por parte da equipe do WordPress de nos trazer grandes mudanças, de uma única vez, em vez de fazer pequenos lançamentos através das atualizações.

Para percebermos melhor do que se trata, vejamos o que é o Gutenberg ao certo. É uma transformação do editor, com uma nova interface que permite editar conteúdo, adicioná-lo e manipulá-lo. Isso torna mais fácil criar camadas de conteúdo flexível para todas as pessoas, com uma interface em blocos.

guttenberg wordpress

Agora, as páginas têm blocos modulares para todos os tipos de componentes. Na prática, existe um menu de blocos unificado em que você escolhe qual usar e onde posicionar cada um na página. É possível ainda editar diretamente para que consiga uma apresentação personalizada, fugindo do padronizado ao qual estávamos acostumados.

O Gutenberg nos dá uma nova experiência ao usar o WordPress 5.0, abrindo portas para usufruir de novas experiências como usuário e como desenvolvedor. Tem ainda novos padrões de interação e frameworks, além de novas funcionalidades.

Apesar de, na instalação do WordPress 5.0 trazer como editor padrão o Gutenberg, ainda poderá usar o editor clássico instalando um plugin para esse efeito. Tendo instalado o plugin, será possível usar os dois editores em simultâneo. Apesar dessa possibilidade hoje, o mais provável é que o editor clássico do WordPress não seja suportado pela plataforma para sempre, ainda mais com todos esses avanços na plataforma.

Tendo em conta que o uso do editor clássico tem tendência a caducar, o melhor será tentar se adaptar ao Gutenberg o quanto antes.

Tema Twenty Nineteen

Com o WordPress 5.0 temos agora um novo tema, o Twenty Nineteen. É um tema minimalista que acompanha o Gutenberg ao nível do back-end e front-end.

Agora dispõe de um layout de coluna única que faz com que o leitor foque mais no conteúdo. Além disso, o layout também se adapta mais aos blocos do Gutenberg, especialmente os de largura total e largos.

Twenty Nineteen

O Twenty Nineteen não tem barras laterais, nem as suporta, e apenas dispõe de dois menus de navegação (Links Sociais e Menu Principal), os quais se encontram no cabeçalho.

Essa é uma boa notícia para os blogs que ficam agora com uma aparência mais semelhante a uma página normal, e ainda permitindo imagens em destaque.

Muitos acreditam que esse tema do WordPress 5.0 é demasiado minimalista, mas também é de sublinhar que o processo ainda não terminou, então haverão novidades para breve.


Como fazer a transação para o WordPress 5.0?

O grande problema dessa atualização é que nem todos os temas e plugins são compatíveis com ele. Por isso, para alguns desenvolvedores e criadores essa nova versão da plataforma pode ser uma grande dor de cabeça.

Caso o tema do seu site, ou alguns plugins, não ser compatível com o WordPress 5.0, ele simplesmente deixará de funcionar. Por isso enfatizamos o fato de precisar testar essa nova versão antes.

Se tiver uma solução de desenvolvimento personalizada, busque o desenvolvedor WordPress para que a sua página seja atualizada. Lembre que a hospedagem em si não fará com que o seu site se ajuste ao 5.0, então procure ajuda especializada.

Testando o Gutenberg

Antes de começar usando o plugin Gutenberg, teste bem tudo antes. Para isso use o WordPress 5.0 RC2. Não faça a sua execução no site de produção mas em um site de teste. Para fazer o download do Gutenberg mais recente faça uma busca no painel – Plugins – Adicionar Novo.

Assim que o plugin estiver instalado aparecerá a opção editar na parte inferior das páginas e posts. Ao clicar nessa opção abrirá o novo editor de forma automática.

Backup

Se não puder fazer o teste com o WordPress 5.0 em um site de testes é favorável que faça um backup total do seu site. Assim, se algo correr mal, poderá reaver tudo o que tinha, do jeito que estava. Esse passo se torna mais simples se usar um dos plugins do WordPress para fazer o backup.

Tendo em conta que se trata de uma mudança radical, é importante se precaver e fazer um backup completo do site, incluindo banco de dados MySQL e todos os arquivos.

O seu conteúdo depois do Gutenberg

Se já criou o seu site e tem vários conteúdos nele, então precisa ter especial atenção à atualização para o WordPress 5.0. Todos os posts que foram criados aparecerão em uma caixa de edição TinyMCE única. Dessa forma você consegue preservar toda a formatação do seu conteúdo pré-existente.

Se quiser fazer alterações nos posts e páginas que tinha para usufruir da personalização que o Gutenberg oferece poderá selecionar a opção Converter para blocos. Automaticamente vão ser criados novos blocos para o seu conteúdo e você mesmo pode personalizá-los.

Shortcodes

Tal como fizemos no passo anterior para o conteúdos dos posts, aqui selecionaremos a opção Converter para blocos. Os shortcodes são transformados em um bloco do Gutenberg e o seu formulário de contato poderá ser carregado normalmente no seu front-end.

Temas e Plugins

Os temas e os plugins que usa são impactados pelo Gutenberg, por isso deverá fazer testes aos mesmos antes de passar para o 5.0 de uma vez. Temas de terceiros e todos os plugins instalados devem ser testados para garantir que funcionam corretamente com essa nova versão. Caso contrário eles deixam de funcionar e pode detonar com o seu site.

Como a mudança é muito grande, tudo aquilo que possa interferir no editor é afetado. Um bom exemplo é o plugin Yoast SEO. Esse plugin tem caixas de informação personalizadas, e por isso é afetado pelo Gutenberg.

É importante se informar junto dos desenvolvedores dos temas e plugins que usa quais as alterações a serem feitas e qual o impacto na atualização para o WordPress 5.0.

Atualizando para o WordPress 5.0

O WordPress 5.0 está disponível no seu painel de administrador do WordPress. Para atualizar para a nova versão basta clicar no ícone das atualizações. Esse ícone se encontra na barra de ferramentas. Clique em Atualizar Agora. Assim que começar a atualização o seu site entra em modo de manutenção, mas quando todas as atualizações estiveram feitas o site estará no ar normalmente.

Na tela aparecerá algo como “O que há de novo”. Essa mensagem indica que a atualização para o 5.0 está concluída.

Solução para problemas

Não existe uma versão / atualização que não tenha alguns problemas / bugs. Tendo em conta que existem milhares de tema e plugins, nada mais normal que alguns de nós tenha algum tipo de problema com as atualizações. No entanto, via de regra, esses bugs vão sendo resolvidos e corrigidos com as atualizações pequenas que se vão realizando.

Existem alguns problemas mais comuns, e a forma de solucioná-las pode ser mais simples do que pode estar pensando. Aqui listamos alguns deles.

  • Tela branca da morte – Para resolver esse problema pode restaurar o PHP e excluir o cache da sua página. Geralmente esses dois passos resolvem o problema.
  • Erro “Momentaneamente indisponível para manutenção programada. Confira novamente em um minuto.” – Se esse erro aparece várias vezes, é muito provável que o site esteja no modo manutenção. Para resolver essa questão desative todos os plugins e confira se o problema ficou resolvido. Depois vá ativando, um de cada vez, para descobrir qual deles está dando esse erro. Geralmente uma atualização do plugin em questão resolve a questão.
  • Pode ainda ter algum problema com o seu tema. Use um tema padrão do WordPress e veja se resolve o problema.

Você já instalou o WordPress 5.0? O que achou das novidades? Conte-nos como tem sido a sua experiência com a mais nova versão do WordPress!

Partilhar:

Deixe um comentário