Como funciona o noCaptcha “Não sou um robô” do Google

Ao navegar na Internet , certamente já se deparou com um desafio “captcha”. Um pequeno puzzle que convida o usuário a introduzir uma sequência de números, letras e símbolos. Os desafios captchas foram inventados nos anos 90, por engenheiros do motor de busca “Altavista”.

Estes captchas previnem que os “bots” possam enviar SPAM (por exemplo, comentários com links nocivos), fazer ataques brute-force, aceder às redes sociais, etc. Mais recentemente começaram a surgir os desafios “noCaptcha”, que basicamente exibem uma mensagem “Não sou um robô” ao usuário, solicitando uma pequena verificação.

nocapcha do google nao sou um robo

Mas se é Webmaster, e pretende implementar este sistema de proteção no site (por exemplo, em páginas de login do WordPress), certamente se estará a perguntar: será este mecanismo fiável? Como funciona?

Como funciona no noCaptcha?

O mecanismo noCaptcha foi desenhado pelo Google e possui várias formas de identificar um bot. Em primeiro lugar, através do movimento do cursor do rato. O movimento do usuário é irregular, algo que não acontece com os robôs que conseguem movimentos perfeitos e rectilíneos.

O noCaptcha também verifica o seu IP e os cookies armazenados no navegador, garantindo que a atividade registada é consistente com a de um “humano”. O Google está ainda a desenvolver um novo mecanismo de captchas “invisíveis”, que garantem maior proteção sem “frustração” para o usuário.

Usar o noCaptcha no WordPress

Caso pretenda adoptar esta ferramenta no seu site WordPress, poderá optar pelo recurso a plugins gratuitos como o Login No Captcha reCAPTCHA.

Proceda à respectiva instalação e ativação do plugin. Em seguida, será necessário registar o seu Website no noCaptcha para obter a sua chave (Key). Para isso, basta digitar o URL da sua página inicial, bem como o tipo de captcha que pretende usar, neste caso, o reCAPTCHA V2 (não sou um robô).

Para terminar, basta digitar a chave nas opções do plugin no seu WordPress. Se algum dia encontrar dificuldades em fazer o login no WordPress, basta desativar o plugin através de FTP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *