Migrar um WordPress localhost para servidor online (Passo a Passo)

Você criou o seu site WordPress em um localhost e agora quer migrá-lo para um servidor online? Aqui lhe deixamos um passo a passo completo para você migrar um WordPress localhost para servidor online. Confira aqui!

Antes de mais nada, note que poderá fazer essa migração através de alguns plugins, como o Duplicator e o BackupBuddy. Mas aqui lhe deixamos um passo a passo para fazer a migração manualmente. Você poderá igualmente deixar o seu site acessível através da Internet, usando o WampServer.

Migrar um WordPress localhost para servidor online (Passo a Passo)

Passo a Passo: Migrar um WordPress localhost para servidor

Além do WordPress local, você precisará ter já o serviço de hospedagem para onde vai migrar o seu site. Precisa também de um programa de FTP para subir os arquivos do seu site. Agora siga esses passos para migrar um WordPress localhost para servidor.

1 – Exporte o banco de dados local

A primeira coisa a fazer é exportar o banco de dados local. Poderá usar o phpMyAdmin para isso. Vá em localhost/phpmyadmin e depois clique no banco de dados do WordPress. Depois abra a aba Export no menu superior. Selecione a opção custom no export method. Selecione as tabelas todas para exportar e depois selecione gzipped para comprimir. Depois clique em Go.

phpmyadmin exportar banco de imagens

2 – Envie os arquivos para o servidor




Abra o FTP e conecte com o servidor. Suba os arquivos para o sítio correto. Se o servidor tiver um diretório public_html, os arquivos deverão ficar nesse diretório. Selecione os arquivos do seu servidor local e envie para o servidor online.

Para isso, poderá usar programas como o FileZilla ou o explorador de arquivos do cPanel. Recomendamos a utilização do Fillezilla pois permite o envio mais rápido dos arquivos, e organiza automaticamente os subdiretórios.

filezilla enviar arquivos

3 – Crie o banco de dados MySql

Enquanto espera que o FTP envie os arquivos, aproveite para importar o banco de dados para o servidor. Geralmente os servidores que são compatíveis com o WordPress têm um cPanel para que você consiga gerenciar a sua conta. Aqui vamos criar um banco de dados.

Primeiro faça o login no painel e depois clique em MySQP databases (em databases). Abrirá uma nova tela. Insira o nome do novo banco e crie. Depois siga para a seção de usuários do MySQL e crie um usuário. Associe ao novo banco de dados. Adicione os privilégios todos no cPanel.

criar base de dados mysql

4 – Importe o banco de dados

Entre no cPanel, na seção de banco de dados e depois clique em phpMyAdmin. Clique no banco que criou. Depois clique em Import, no menu superior e selecione o arquivo que baixou com os dados do localhost. Finalize clicando em Go e espere subir os arquivos.

5 – Altere a URL

Para o seu site ir para o ar precisa mudar a URL. Procure a tabela the wp-options no banco importado no passo anterior no phpMyAdmin. Clique em browse para abrir a página de campos. Busque siteurl na coluna options_name. Clique em editar para alterar a URL. Clique em enter para salvar. Repita esse procedimento em option_name: home.

wp-options do phpmy admin

6 – Coloque o site no ar




Usando o FTP conecte o seu site ao servidor. Edite o arquivo wp-config.php. Aí altere ao dados de conexão que devem ser ajustados ao novo servidor. Salve e envie para o servidor.

Entre no seu painel do WP e clique em Configurações, depois em Geral. Salve. Entre agora em Configurações e Permalink. Clique também em salvar.

7 – Corrija imagens e links

Muitas vezes as imagens e os links se quebram na hora de migrar um WordPress localhost para servidor. Poderá corrigir esses erros nos comandos diretos do phpMyAdmin. Pode usar também o plugin Velvet Blues WordPress.

Partilhar:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *