Lazy Loading – Otimizar o Carregamento de Imagens no WordPress

As imagens são um dos elementos com maior impacto no tempo de carregamento de um site. Mesmo otimizando o seu tamanho e formato (o que permite poupar alguns KB), a performance continuará a ser afetada.

Uma das novas ideias de otimizações sugeridas do Google Pagespeed é usar o lazy loading, o que permite adiar o carregamento das imagens fora da tela.

Lazy Loading no wordpress

O que é o lazy loading?




O lazy loading significa que as suas imagens vão carregar de forma assíncrona, adiando a sua exibição até elas serem necessárias.

Ou seja, se a sua página carregar imagens no rodapé, as mesmas são irão ser carregadas caso o leitor chegue a parte final da página. Se o leitor mudar de página, essas imagens não são carregadas.

Este método pode traduzir-se em enormes ganhos de velocidade, e poupança de recursos. No WordPress poderá ativar o lazy loading usando um plugin gratuito a3 Lazy Load. Para começar, aceda ao menu “Plugins” do seu WordPress e clique no botão “Adicionar Novo”.

a3 Lazy Load

Procure o aplicativo “a3 Lazy Load” e proceda à instalação do mesmo. Agora basta ativar o plugin e limpar a cache do seu site (caso um plugin de cache ativo). O Lazy Loading já se encontra ativo no seu WordPress.




O plugin possui ainda outras opções interessantes, que permitem controlar a aplicação do lazy loading no WordPress. Por exemplo, pode aplicar apenas ao lazy loading às imagens dos widgets, gravatars ou miniaturas. Para isso, aceda ao menu configurações do seu WordPress e escolha a opção a3 Lazy Loading.

Aceda ao menu “Lazy Load Images” e ative as opções que desejar. Também poderá decidir se pretende aplicar esta funcionalidade aos vídeos (Recomendado).

opcoes de lazy load

Caso possua uma página específica em que não pretende usar o lazy loading, poderá adicionar o URL na lista de exclusões no campo “Exclude by URI’s and Page Types”. Caso tenha dúvidas, basta enviar o seu comentário, teremos todo o gosto em ajudar.

Partilhar:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *