Como impedir outros sites de usarem meus arquivos [HotLink Protection]

Por | Atualizado em 2017-11-10

A maioria das empresas de hospedagem de sites aplicam uma limitação à largura de banda usada pelo Website. Mesmo que o seu serviço usufrua de tráfego ilimitado, a empresa de hospedagem pode atuar, de forma a proteger o servidor e todos os sites hospedados nesse mesmo servidor.

Veja a questão da seguinte forma, se um site começar a esgotar os recursos de um servidor, irá tornar o servidor mais lento, comprometendo o desempenho de todos os sites hospedados (incluindo o seu).

Como impedir outros sites de usarem meus arquivos

Importância do Hotlink Protection

Recentemente começamos a receber alertas do nosso servidor, alertando para o alto consumo de recursos. O servidor alertou igualmente que o site ultrapassou várias vezes as 20 ligações por segundo em simultâneo. Repare que não estamos a falar de 20 pessoas a navegar em simultâneo no site, mas sim 20 “pessoas” novas a cada segundo.

Este aviso não “combinava” com as estatísticas exibidas pelo Google Analytics. Portanto, estaríamos perante uma falha do servidor? Estaríamos perante um ataque DDos? OU….estaríamos perante um caso de HotLink enorme?

Verificar os dados no servidor

Começamos a reunir os dados, usando as ferramentas disponíveis cPanel (por exemplo, o Awstats). Rapidamente chegamos à conclusão que centenas de sites estavam a usar os recursos do nosso servidor, apontando para elementos hospedados pelo “Montar um Blog” para uso próprio (imagens, arquivos de estilo CSS, páginas HTML).



Neste caso, a solução mais óbvia, passava por ativar a funcionalidade “HotLink Protection”, que basicamente bloqueia o carregamento dos seus elementos em outras páginas.

Como ativar o HotLink

Comece por aceder ao painel administrativo do website, através do serviço de hospedagem. Agora, entre no cPanel e procure a opção “Hotlink Protection” e clique no botão “Enable”. No campo “URLs to allow access” deverá digitar os sites que podem aceder a esses recursos onde obviamente já deverá estar listado o seu domínio.

hotlink protection cpanel

Por padrão, o seu servidor irá bloquear o formato de arquivos mais comuns (jpg,jpeg,gif,png,bmp). No entanto, poderá bloquear outros recursos (por exemplo: css, html, mp3). Se tudo correu bem, surgirá uma mensagem indicando que o serviço se encontra ativo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *