Fazer backup do WordPress – Template e Base de dados

Por | Atualizado em 2017-08-27

Fazer o backuo do seu WordPress regularmente é extremamente importante, um pequeno imprevisto, ou uma atualização automática falhada pode destruir o seu precioso trabalho.

Fazer um backup do seu WordPress é muito simples e demora menos de 2 minutos. Você deverá criar um backup do template e da respetiva base de dados.

Relembramos, que existem plugins que permitem criar backups automaticamente, guardando os arquivos diretamente na “nuvem”.

Um desses plugins é o “WordPress backup to Dropbox”, que tal como o próprio nome indica, guarda um backup do seu WordPress no DropBox. Para mais detalhes consulte: Como fazer backup do WordPress para o DropBox.

Fazer backup do Template WordPress

Um simples erro de programação no template, pode deixar o seu site “offline”.

Para criar um arquivo de backup do seu site, comece por instalar um programa de ligações FTP (por exemplo FileZilla). Agora, basta copiar as pastas de instalação do seu WordPress para o seu computador (wp-admin, wp-content, etc).

Backup da base de dados

A base de dados é essencial para o seu WordPress. Ela guarda os seus artigos, páginas, comentários, etc. Para criar o backup da base de dados, instale o plugin WP DBManager.

Após a instalação do plugin, aceda ao menu “Ferramentas“ – “Backup” e selecione as pastas que pretende incluir no seu backup.



Em “Opções de backup”, ative a opção “Baixar para seu computador” e clique no botão “Criar backup agora”. Aguarde enquanto o backup é criado, não atualize nem feche a página.

Fazer backup do WordPress - Template e Base de dados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *