Erro de tela branca no WordPress – Como resolver?

Existem diversos factores que podem comprometer o funcionamento do seu WordPress, fazendo que o seu site passe a exibir uma tela branca. Quando este erro surge, não é apresentada qualquer mensagem de erro, que possa ajudar o webmaster a identificar a fonte do problema. É também muito provável que o webmaster seja impedido de aceder ao painel de administração (wp-admin).

Erro de tela branca no WordPress – Como resolver?

Este erro pode ser provocado por incompatibilidade de plugins (ou por problemas com plugins de segurança), falhas do template, erro temporário do servidor, etc. Por padrão, o WordPress atualiza automaticamente (algo que pode ser alterado), o que significa que o seu WordPress pode começar a exibir uma tela branca sem qualquer intervenção sua.

1. Desativar os plugins


A primeira solução, consiste na desativação temporária de todos os plugins. Dessa forma, é possível garantir que o problema não deriva de um plugin “defeituoso”. Não se preocupe, pois é possível reativar os plugins novamente após o WordPress voltar a funcionar.

Como não possui acesso ao painel administrativo (wp-admin), será necessário aceder aos arquivos através de FTP. Para isso, você poderá usar um programa específico como o Filezilla (gratuito).

Poderá obter os dados de login, através do painel administrativo do seu site (cPanel). O cPanel que também possui “exploradores” de arquivos (File Manager), que permitem aceder aos arquivos do servidor através do navegador.

Para terminar, basta aceder ao diretório “public_html” – wp-content – Plugins.

remover plugins no WordPress

Altere o nome da pasta plugins para “plugins-old”, para remover todos os plugins (neste caso desativar). Ou altere o nome de um plugin específico, para remover apenas um plugin (problemático).



2. Repor o Template

Se a desativação dos plugins não for suficiente, poderá experimentar repor o seu template. Na prática, pode experimentar fazer o upload dos arquivos do seu template através de FTP, ou alterar o template em uso usando a ferramenta phpmyAdmin.

Erro de tela branca no WordPress

A forma mais fácil de conseguir alterar o template (para o padrão do WordPress), é excluindo os arquivos do template atual. Mais uma vez, será necessário aceder aos arquivos do servidor através de FTP, e no diretório “public_html/wp-content/themes” faça o download de todos os arquivos do template atual (para servir de backup).

Em seguida, exclua esses mesmos arquivos para forçar o WordPress a usar o template padrão (Twenty Seventeen). Em alternativa, poderá aceder ao cPanel do seu Website e entrar na opção “myphpAdmin”. Procure a base de dados do seu WordPress.



Na tabela procure a linha “WP-Options” e altere o nome do template que encontra nos campos “Template”, Current_theme, neste caso, para o template “twentyseventeen” (sem aspas).

template atual do wordpress

3. Visualizar erros usando o WP_Debug

Se nenhuma das soluções for suficiente, poderá ativar a opção “WP-Debug” para que o WordPress exiba todos os erros detectados. Para isso, basta aceder aos arquivos do seu WordPress através de FTP e procurar o arquivo “wp_config”

Altere a opção “WP_DEBUG” para “TRUE”, ou seja, o resultado final será:

[html]define (‘WP_DEBUG’, true);[/html]

Se tudo correr bem, a tela branca no WordPress será substituída por um relatório de erros e avisos, que pode ajudar o Webmaster a encontrar a solução.

Partilhar:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *