Resolver: erro ao estabelecer conexão com banco de dados WordPress

Por | Atualizado em 2017-03-05

O seu WordPress apresenta um erro ao estabelecer conexão com banco de dados? Saiba como resolver o problema, e recupere o acesso ao seu Website novamente.

É no banco de dados que ficam armazenados as suas postagens, comentários, páginas, etc. Como tal, quando o WordPress apresenta este erro, você perde o acesso ao painel administrativo, o que poderá ser assustador para Webmasters menos experientes.

erro ao estabelecer conexão com banco de dados WordPress


Porque recebo este erro?

Se analisar a mensagem de erro com mais cuidado, repara que o WordPress recomenda contactar o seu serviço de hospedagem / alojamento. Isto porque, na maioria dos casos, este problema surge quando existe uma falha no servidor. No entanto, este erro pode ter outras “origens”, como por exemplo:

  • Problema no serviço MySQL;
  • Credenciais da base de dados errados (senha + nome de usuário);
  • Base de dados corrompida;
  • Problema no arquivo wp-config
  • Etc.

Resolver: erro ao estabelecer conexão com banco de dados WordPress

Antes de efectuar alguma alteração, experimente entrar em contacto com a equipa de hospedagem do seu Website, perguntando se existe algum problema com o servidor onde o seu site está hospedado e se podem oferecer algum tipo de assistência técnica.

Se a resposta for negativa, ou possuir o site hospedado no PC (por exemplo, usando o Wamp Server), avance para os próximos procedimentos.

Nota: Lembre-se, o banco de dados é essencial para o seu WordPress, sem ele o seu site ficará vazio. Antes de avançar é importante criar um backup do banco de dados, evitando a perda de informação. Poderá fazer esse backup através do painel administrativo do serviço de hospedagem usando a funcionalidade “MySQL”.

Relacionado:  Como adicionar autor no WordPress (e remover se necessário)

Reparar base de dados

Se uma das tabelas do seu WordPress ficou corrompida, poderá experimentar a ferramenta de recuperação do próprio WordPress. Para isso, use o programa Filezilla para aceder aos arquivos de instalação através de FTP. Caso tenha dúvidas, consulte o seguinte tutorial: Como aceder aos arquivos do WordPress através de FTP.

Procure o arquivo wp-config e inicie a sua edição. Se necessário, poderá copiar o arquivo para o seu computador, que irá funcionar como backup. Agora, adicione a seguinte linha no final do documento wp-config.php:

define('WP_ALLOW_REPAIR', true);

Verifique se o WordPress consegue reparar a sua base de dados. No final, não se esqueça de remover essa mesma linha de código do seu WordPress. Não resolveu? Continue para o próximo procedimento.

Dados de login no Wp-config

O arquivo wp-config é um dos mais importantes da sua instalação WordPress, contendo os dados de login de acesso na sua base de dados. Ou seja, tal como você necessita de um nome de usuário e respectiva senha para entrar no WordPress, o seu WordPress também necessita dos dados de login para comunicar com o banco de dados.

Quando os dados estão incorrectos, é normal surgir o “erro ao estabelecer conexão com banco de dados no WordPress”. Para obter os dados de login será necessário aceder ao painel administrativo da hospedagem do seu Website (normalmente o cPanel).

Relacionado:  SEO no Wordpress - Aumente as suas visitas

No painel administrativo, procure a opção “mySQL” e qual o nome da sua base de dados, bem como a respectiva senha. Se necessário, poderá alterar a senha da sua base de dados para uma definida por si.

Agora, basta aceder aos arquivos do seu WordPress através de FTP, por exemplo, usando o FileZilla. Procure o arquivo Wp.config.php e edite esse mesmo arquivo. O ideal, seria usar o programa NotePad++ para realizar todas as edições.

Procure os campos “DB_NAME”, “DB_USER” e “DB_PASSWORD”, nos quais deverá indicar o nome da base de dados, do usuário associado e respectiva senha.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *