Como desativar as atualizações automáticas do WordPress (plugins, temas)

As atualizações do WordPress (CMS + plugins) são essenciais para garantir a segurança do seu Website e para fornecer acesso às funcionalidades mais recentes. Apesar da sua tremenda importância, permitir que o WordPress atualize automaticamente pode trazer dissabores.

Após a versão 3.7 do WordPress foram introduzidas as atualizações automáticas. Um esforço por parte do WordPress, para garantir que muitos Websites não ficavam “expostos” a falhas de segurança.

O problema, é que atualmente existem milhões de sites criados em WordPress, cada um deles com uma combinação de plugins e templates diferentes. Como tal, é impossível verificar todos os “cenários” e corrigir os bugs.

As falhas na atualização podem levar ao erro “500 internal error server“. Para piorar a situação, o seu site fica offline por tempo indeterminado (ou pelo menos, até você detectar a falha).

Essa falha reduz as suas visitas, faturação e até certo ponto, a credibilidade das suas páginas. Sendo assim, como podemos desativar as atualizações automáticas do WordPress? Na prática, existem duas soluções: recorrendo a um plugin ou alterando os arquivos “nucleares” do seu WordPress.

atualizações no wordpress

Como desativar as atualizações automáticas do WordPress

Se possui pouca experiência, é provável que opte pelo recurso a um plugin. Para isso, basta aceder ao menu “Plugins” do seu WordPress e selecionar “Adicionar Novo”. Procure o plugin “Easy Updates Manager” e proceda à respetiva instalação.

easy update manager

No “Painel” do seu WordPress passa a surgir a opção “Update Options”. Agora, basta desativar as atualizações automáticas que desejar.

Alterar o arquivo WP-config

Em alternativa, poderá aceder aos arquivos de instalação do seu WordPress e editar o wp-config.php. Poderá fazer isso através de uma ligação FTP ao seu servidor.

Poderá encontrar o arquivo wp-config.php acedendo ao diretório “root” ou “public-html” (directório principal) do seu servidor, juntamente com outras pastas importantes como a “wp-content” ou a “wp-includes”.

No final do arquivo adicione os seguintes comandos:

define( 'WP_AUTO_UPDATE_CORE', false );

Desativa todas as atualizações automáticas do WordPress.

add_filter( 'auto_update_plugin', '__return_false' );

Desativa as atualizações dos plugins

add_filter( 'auto_update_theme', '__return_false' );

Desactiva as atualizações do template.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *