Converter Post Clássico para Blocos (novo Editor Gutenberg) do WordPress

Converter Post Clássico para Blocos (novo Editor Gutenberg) do WordPress

O WordPress 5.0 deu-nos a conhecer um novo editor, o Gutenberg. Este novo editor promete revolucionar a forma como cria o seu conteúdo, dividindo o mesmo em blocos. Apesar de alguma contestação inicial, a qualidade deste novo editor merece ser explorada.

Uma das dificuldades iniciais ao usar o Guttenberg é editar posts antigos. O conteúdo é exibido corretamente, mas sempre que tenta editar esse mesmo conteúdo, o editor identifica o artigo como “classic”, tratando-o como um bloco único. Ou seja, se você tentar adicionar conteúdo usando o Gutenberg, irá irá ser posicionado no inicio ou no fim desse bloco clássico.


Sendo assim, como podemos editar um artigo antigo com o Gutenberg? Na verdade é muito simples, bastando para isso converter o seu conteúdo para blocos. Está pronto?

Converter post “classic” do WordPress para o GuttenBerg

  1. Comece por selecionar o bloco “Classic” que converter.

  2. Na barra de ferramentas de edição, clique nos “3 pontos” para exibir “Mais Opões”.

  3. Agora, escolha a opção “Convert to Blocks”. O seu conteúdo será automaticamente convertido para o novo editor Guttenberg.

Verifique se o seu conteúdo é apresentado corretamente. Poderá existir algumas incompatibilidades com algum conteúdo, ou plugins que adicionam conteúdo automaticamente.

Gostou mais do editor anterior?

Como foi referido no inicio, o editor Gutenberg recebeu muita contestação inicial, com muitos usuários a demonstrarem uma enorme resistência à mudança. Sensíveis às preocupações do usuários, o WordPress decidiu lançar um plugin que permite reverter para o antigo editor.

Na prática, basta instalar o plugin “Classic Editor”. Este plugin já conta com mais de 1 milhão de instalações ativas, o que o torna um dos plugins mais populares do reportório do WordPress.

editor clássico do wordpress

Qual é a sua opinião?

Qual é a sua opinião do novo editor do WordPress? Vai continuar a usar o Gutenberg, ou pretende reverter para o editor clássico? Qual a vantagem ou desvantagem que pesou na sua decisão?


Partilhar:

Deixe um comentário