Como Configurar Notificações Push no WordPress – OneSignal

Por | Atualizado em 2017-08-08

Já reparou que os grandes sites (como o Facebook) estão a apostar em sistemas de notificações push, que exibem as atualizações diretamente no navegador do usuário. Esta técnica pode ser bastante útil na promoção do seu conteúdo, podendo ser usada com outras formas de divulgação (como o email marketing).

Mas será que é possível incorporar este sistema no WordPress? Claro que sim, e gratuitamente. Para isso, basta instalar e configurar o aplicativo “OneSignal”.

Smartphone application icon symbols burst digital touchscreen display

Como configurar notificações Push no WordPress – OneSignal

Em primeiro lugar, comece por instalar o Onesignal no seu WordPress. Surgirá um novo menu no painel administrativo do WordPress, o qual deverá aceder para iniciar a configuração.

Em seguida, aceda à página Google services e crie um aplicativo, e indique o nome do pacote Android. Em seguida, selecione o país e pressione o botão “Enable Google Cloud Messaging”.

one-signal-project

Será gerada uma chave “API” que deverá guardar para usar na configuração do OneSignal. Agora, aceda ao site do OneSignal e crie uma conta gratuita. Selecione “Add New App”. Selecione “Website Push” – Google Chrome & Firefox – WordPress.

app-onesignal

Em seguida, digite o URL do seu Website, o link da imagem que irá usar nas notificações (que já deverá estar hospedada), bem como o domínio onesignal que irá usar. Surgiram várias informações importantes da sua conta OneSignal, mantenha a janela aberta para ajudar na configuração.



Agora aceda ao painel administrativo do seu site WordPress e entre no menu do “OneSignal Push” – Configuration – digite os dados que lhe foram fornecidos (App ID e REST API Key). Poderá ainda adicionar outros dados importantes e traduzir o texto exibido no OneSignal.

Quando terminar, clique no botão “save” que encontra no final da página. Para concluir o processo, será necessário que você subscreva as suas próprias notificações push. Dessa forma, é garantido que o serviço está a funcionar.

notificacoes push no wordpress

Como enviar uma notificação Push?

Comece por aceder à página do OneSignal e efectue o login com a sua conta. Selecione o seu aplicativo e pressione o botão “New Push Notification”. Digite o conteúdo que pretende enviar e conclua pressionando o botão “Preview” – Send. Está pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *