Como usar o Facebook Instant Articles no WordPress

Como sabemos, as redes sociais podem ser uma grande vantagem na hora de promover o nosso site. Uma das melhores ferramentas é o Facebook Instant Articles. Essa é uma ferramenta que permite que o link para o seu site abra de forma mais rápida, o que pode ser uma vantagem e tanto.

Os instant articles são links que abrem automaticamente no seu celular, tal como se abrisse dentro do próprio Facebook. E a verdade é mesmo essa, você acessa o site dentro do Facebook. Trata-se de um documento HTML5, o qual é carregado dentro do aplicativo, sem precisar sair do site.

Como usar o Facebook Instant Articles no WordPress

De entre as vantagens que tem, o Facebook Instant Articles permite:

  • Carregar 10 vezes mais rápido;
  • Aumentar a média de leitura dos textos em 20%;
  • Aumentar em 30% as chances do usuário compartilhar o artigo;
  • Diminuir em 70% as chances de abandonar o artigo;
  • Facilitar o zoom das imagens;
  • Tocar os vídeos automaticamente.

Como configurar o Facebook Instant Articles

Agora que sabe as enormes vantagens de usar o Facebook Instant Articles, está na hora de saber como configurar e usar essa ferramenta. O primeiro passo a dar é cadastrar a fanpage no Instant Articles nesse link. Selecione a página que quer usar para acessar à Instant Articles.

cadastrar página no facebook instant articles

Assim que o cadastro estiver completo já pode começar a criar os seus artigos. Você vai ser redirecionado para a página automaticamente e lá contém os links e informações necessários para os passos seguintes. Para facilitar um pouco, vamos detalhar o procedimento completo.

Conecte o Instant Articles ao seu site




Depois de ter completado os passos anteriores, precisa autorizar o site a importar Instant Articles. Pode usar um plugin de WordPress, ou pode fazê-lo manualmente.

Para fazer a autorização manual adicione a metatag na página de configuração do Instant Articles à no HTLM do site. Se quiser usar o plugin Facebook Instant Articles insira a URL do site no campo correto e clique em reivindicar URL. Depois conecte o feed RSS de desenvolvimento e produção.

Modelos de estilo

Agora chegou a hora de personalizar a aparência dos seus artigos com o Editor de Estilos. Desta forma consegue dar a personalidade de sua marca aos instant articles.

Primeiros artigos




Se os passos anteriores estão completos, parta para a formatação dos artigos e para a importação dos mesmos com API, o plugin acima mencionado, ou RSS. Usando o plugin Facebook Instant Articles é bem mais simples do que as outras duas opções.

Basta inserir o número de identificação da página do Facebook (pode encontrá-lo na seção “conecte seu site” em configuração do Instant Articles). Depois insira o código do Google Analytics no Google Tracking ID.

Envie os artigos para uma análise

Antes de serem publicados, os seus artigos terão de passar por uma análise. A rede social exige uma amostra para verificar se os artigos estão corretamente configurados. Não esqueça de colocar o logo e as legendas nas imagens. Esses erros são muito comuns, e são motivo para o trabalho ser reprovado. Esta análise pode levar entre 3 e 5 dias.

Agora que sabe como usar o Facebook Instant Articles no WordPress, não deixe de começar a usufruir de todas as vantagens hoje mesmo!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *