Como usar o Disavow Tool do Google (corretamente)

O Disavow Tool é uma ferramenta lançada pelo Google recentemente, cujo intuito é retirar backlinks indesejados. Ela é muito útil para os donos dos sites, bloqueando diretórios, perfis falsos, blogs de qualidade duvidosa e conteúdo suspeito, ou ligações suspeitas no footer de sites externos.

Os links são uma das ferramentas principais para o posicionamento de um site / blog no Google. Por isso mesmo surgiram os links artificiais, os quais são gerados de forma automática. No entanto, já há muito que o Google tem visto com maus olhos esses links.

Se até agora grande parte desses links passavam despercebidos pelo motor de busca, com a atualização conhecida como Penguin o Google consegue detectar esses links de forma bem eficiente.

A ferramenta é, principalmente, uma nova forma de assegurar a integridade de um site, primeiro por bloquear links artificiais, na área designado de SEO Black Hat, e depois por reparar erros que vieram a prejudicar o SEO da página depois de um ataque repentino.

Como usar o Disavow Tool do Google

Usando o Disavow Tool corretamente




Antes de começar usando o Disavow Tool, é preciso ter em mente que a retirada de links não é algo fácil de fazer, e pode ser bastante delicado. No caso de não ser um especialista em SEO, o mais aconselhado é que busque um profissional capaz de ajudá-lo nesse sentido.

Uma das vantagens dessa ferramenta é que você mesmo pode indicar quais os links que não deseja que passem relevância para o seu site, e assim não será prejudicado em seu posicionamento por conta de links artificiais.
Para começar usando o Disavow tool, atente nos passos seguintes:

1. Entre no Webmaster tools – Entre na conta do seu site através do Webmaster Tools.
2. Acesse o Disavow Tool e entre nesse link aqui e selecione o seu site.

divavow google search console

3. Crie um arquivo .txt com as URLs dos links que pretende excluir (uma URL para cada linha, mas todas em um único arquivo).
4. No caso de querer deixar um comentário pode fazê-lo começando a linha com #.
5. Caso queira excluir todos os links do seu domínio poderá colocar domain:(nome do domínio).
6. Faça o upload do arquivo com a lista dos links.


Links a Remover

Links de caráter manipulador devem ser removidos. Para encontrar esse tipo de links deve procurar por certas características duvidosas, como:

  • Links que foram comprados com o único intuito de manipular o seu posicionamento nos motores de busca;
  • Aqueles que são submetidos em diretórios de artigos e sites de baixa qualidade;
  • Aqueles que são provenientes de trocas massivas de links, infográficos, contadores de visitas, rodapés (footers) fóruns e comentários.

Muita cautela ao usar o Disavow Tool




Apesar de não ser uma dor de cabeça, é fácil cometer um erro e incluir um padrão errado no arquivo .txt. É bastante usual se incluírem links provenientes de paginação.

Sem dúvida, a utilização dessa ferramenta requer um determinado nível de experiência em SEO e por Webmasters experientes que tenham conhecimentos sólidos acerca das diretrizes de qualidade do Google.

Partilhar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *