Como Usar Dois Temas no WordPress (escolher as páginas onde são exibidos)

Por | Atualizado em 2017-08-01

Os templates do WordPress são bastante personalizáveis, no entanto, podem existir situações em é necessário usar dois temas em simultâneo de forma a personalizar páginas específicas.

Na prática, existem duas soluções: a primeira (talvez a mais simples), consiste na instalação do plugin gratuito, e a segunda na instalação de um segundo WordPress no seu servidor.

A segunda solução é bastante limitada, porque ambas as instalações funcionam de forma independente, e como tal, não será possível aceder ao conteúdo (posts, imagens, etc) do outro WordPress.

Relembrámos que você poderá fazer o upload de páginas HTML para o seu servidor, que carregam de forma independente do seu WordPress.

Como usar dois temas no WordPress

Antes de começar, deverá desativar temporariamente os seus plugins de cache. Dessa forma, poderá visualizar todas as alterações implementadas.

1. Usando um plugin

Comece por aceder ao menu “Plugins” do seu WordPress e clique em “Adicionar Novo”. Procure o plugin “Multiple Themes” e proceda à respectiva instalação. Ative o plugin para iniciar a configuração.

Agora, aceda menu “Configurações” – “Multiple Themes Plugin”. No separador “Settings”, navegue até à zona inferior da janela de configuração onde encontrará a opção “Site Home”. Aqui poderá definir o tema que irá usar na página inicial (não é obrigatório).

como usar dois temas no wordpress

No campo “For An Individual Page, Post or other non-Admin page”, poderá digitar manualmente os links onde pretende exibir o segundo template. As páginas restantes irão exibir o template padrão ativo no WordPress.

2. Usar uma segunda instalação do WordPress

Em alternativa, poderá usar uma segunda instalação do WordPress. Na prática, ele irá usar o mesmo domínio (link do seu Website), mas funcionar de forma independente da primeira instalação WordPress.



Para isso, deve aceda ao painel administrativo do seu serviço de hospedagem e aceder ao cPanel do seu Website. Em seguida, use um instalador de scripts (Softaculous, QuickInstall,…), para proceder à instalação do WordPress, lembrando que deverá definir o diretório onde vai instalar o segundo WordPress.

cpanel diretorio de instalação wordpress

Tenha a atenção para não instalar os dois WordPress no mesmo diretório, caso contrário irá apagar o conteúdo principal do seu Website. Está pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *