Como remover vírus de um site WordPress (Passo a Passo)

Garantir a segurança do seu site WordPress é fundamental para todos que o acessam. Nos últimos anos, aumentou o número de ameaças online, e mesmo um site protegido com plugins de segurança, não está imune.

Pensando nisso, nesse artigo especial você vai conferir algumas dicas práticas para identificar e remover vírus do seu site WordPress, caso tenha algum. No entanto, vale ressaltar que deve estar familiarizado com Gerenciador de Arquivos e FTP.

vírus de um site WordPress

Passo a Passo para Remover vírus de um site WordPress




Os vírus e Malwares podem detonar com qualquer computador, mas também podem acabar com o seu site ou blog. Nos últimos tempos tem havido um grande número de páginas sendo hackeadas, por isso vale a pena manter o seu site seguro e livre de vírus.

Caso tenha sido invadido, deve seguir os passos seguintes. O malware pode ser instalado através de plugins, templates (mesmo os inativos) ou vírus no computador.

1 – Escaneie o seu computador

A primeira coisa a fazer é um escaneamento do seu computador. Isso porque o malware pode entrar em seu WordPress por vários meios, sendo um deles o computador. O vírus infecta o seu site se apropriando da senha de FTP.
Faça o escaneamento com o Malware Bytes e com um outro antivírus, como o Avast, AVG, ou similar.

2 – Altera a senha do cPanel e FTP

No passo número 1 removemos os vírus do computador. Agora devemos alterar a senha do FTP e do cPanel. A senha deve ser feita de forma aleatória, com um caractere especial, no mínimo, como @!#. Deve ser uma senha também com mistura de números, maiúsculas e minúsculas.

Poderá fazer a alteração através do painel administrativo da sua hospedagem. Caso seja necessário, poderá solicitar apoio à equipa de hospedagem.

3 – Faça um Backup

O Backup deve ser feito pelo cPanel. Faça o login no cPanel e clique em Backup. Depois que estiver completo, clique em baixar um backup de site completo. Vai abrir uma tela nova que indicará o lugar onde vai salvar o seu backup.

Coloque o e-mail para receber a notificação de conclusão. Este passo evita que você perca dados caso erre alguns dos passos seguintes para remover vírus de um site WordPress.

4 – Faça o Download de WordPress

Faça o download da última versão do site do WordPress. Faça o download do site oficial.

download wordpress

5 – Extraia os arquivos

Depois de ter feito o download do WordPress, extraia os arquivos em zip ou tar.gz.

6 – Remova a infecção




Abra os arquivos de instalação do WordPress e elimine todos aqueles que aparecem no seu diretório excetuando a pasta wp-content e o arquivo wp-config.php.

Abra o cPanel de depois o Gerenciador de Arquivos. Depois clique em wp-config.php e veja se não contém nenhum código estranho. No caso de existir um vírus no arquivo irá aparecer uma sequência de texto aleatório.

Abra depois a pasta wp-content. Ela deve conter: themes, plugins, uploads, e index.php. Liste os plugins que está usando e remova a pasta com o arquivo index.php. Depois que a limpeza estiver completa terá de instalar os plugins de novo.

Depois remova os temas que não está usando. Verifique todos os arquivos do seu tema para verificar se não existe nenhum código estranho. Para remover vírus de um site WordPress de forma eficiente deve verificar todos os diretórios na sua pasta uploads. Nenhum arquivo deve estar em PHP.

7 – Suba o WordPress

Os passos anteriores servem para remover vírus de um site WordPress. Agora precisa reinstalar os seus arquivos para colocar o site em funcionamento de novo. Use os arquivos do passo 4 para fazer o upload por FTP.

8 – Altere a senha e reinstale os plugins

Acesse o site WordPress e altere a senha admin. O ideal é usar senhas aleatórias. Agora que já sabe todos os passos para remover vírus de um site WordPress, não se esqueça de manter o seu site seguro depois de eliminar todos os malwares.

Partilhar:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *