Como mover site WordPress para outro serviço de Hospedagem | Tutorial

Quer mover site WordPress para outro serviço de hospedagem? Aqui vamos explicar todos os passos que deve seguir para migrar o seu site WordPress para um outro servidor. Antes de fazer qualquer passo, realize um backup de tudo o que tem no seu site. Isso evita que perca dados caso ocorra algum erro no percurso de migração.

Para mover site WordPress para outro serviço de hospedagem vai precisar de acessos vindos das duas partes, quer do servidor WordPress onde está hospedado, quer do servidor que vai receber a migração.

mover site WordPress para outro serviço de Hospedagem

Assim, é necessário o PHPMyAdmin, onde vai realizar a exportação e importação dos dados e comandos SQL, o WordPress e o FTP para enviar e organizar os seus arquivos.

Mover site WordPress para outro serviço de hospedagem




Para mover site WordPress para outro serviço de hospedagem tem de ter uma especial atenção ao risco de incompatibilidade.

Normalmente as versões MySQL e PHP são diferente, e é comum que alguns plugins funcionem de forma diferente, mas cada caso é um caso, dependendo do plugin e do novo servidor onde vai hospedar o seu site.

Como a migração de um site pode ser bastante complicado, com passos bem detalhados e complexos, existe a opção de usar alguns plugins que fazem a duplicação do seu site de forma quase automática.

Duplicator

O plugin WordPress Duplicator é excelente para fazer a migração do seu site para outro serviço de hospedagem. Ele faz uma cópia integral do seu site WordPress, gerando um arquivo. Ele gera também um instalador, o qual deve acionar no novo servidor. Para isso deve instalar o plugin no seu site WordPress. Abra o plugin e clique em criar novo (create new).

criar novo backup duplicator

Clique então no botão seguinte (next). Assim que clicar no botão irá começar o escaneamento do seu site. Quando o escaneamento estiver completo irá aparecer os dados de todos os arquivos do seu site, incluindo o tamanho de cada um, que pode ser uma informação relevante na hora de mover site WordPress para outro serviço de hospedagem.

Depois clique em criar (build). Quando o processo estiver concluído clique em Installer (instalador) e salve no diretório que desejar. Depois clique em Arquive (arquivo) e baixe da mesma forma.

Abra o instalador e siga todos os passos que lhe vão surgindo. No final faça o teste para ver se o seu site está bem instalado no novo serviço de hospedagem.

Migração gerenciada




Também é comum que as hospedagens ofereçam a migração do seu site WordPress.

Alguns servidores oferecem esse serviço sem qualquer custo adicional, por isso é uma boa verificar primeiro se o seu novo serviço de hospedagem oferece, ou não, esse serviço.

A BlogLite, por exemplo, faz a migração do seu site WP de forma gratuita, o que é bem mais cômodo para nós, sem termos de nos preocupar com algumas questões técnicas.

Essa é a melhor opção para aqueles que não têm conhecimentos informáticos, e que não querem correr o risco de fazer um mau trabalho. Deixando o serviço na mão de profissionais, se torna bem mais simples e seguro.

Partilhar:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *