Como Mover Joomla para WordPress (Passo a Passo) | Migrar

Apesar do Joomla ser uma boa plataforma, muitas pessoas estão optando pelo WordPress pelas suas aplicações e facilidade de uso. Se você quer mover Joomla para WordPress, então esse artigo vai te passar um passo a passo para facilitar no processo de migração.

Antes de mais nada é importante dizer que o Joomla não é uma plataforma ruim. De fato, oferece fantásticas opções integradas de otimização para os motores de busca, além de oferecer vários recursos úteis e muita segurança.

A questão aqui não é escolher uma plataforma melhor do que outra, mas de escolher aquela que melhor se adequa às nossas necessidades.

Como Mover Joomla para WordPress

Mover Joomla para WordPress – O primeiro passo

Antes de mover Joomla para WordPress, precisa de reunir três coisas. Primeiro precisa de uma hospedagem com bons servidores para o seu site. Depois necessita de uma instalação limpa do WordPress, já configurada e pronta a usar. Por fim necessita de um acesso ao domínio que usa no seu site Joomla.




Configuração do plugin FG Joomla para WordPress Plugin

Uma das vantagens do WordPress é que permite que importe os conteúdos de outras plataformas. Todavia, o Joomla não se encontra na lista de CMSs que conseguem suportar isso de forma natural. Apesar disso, é possível adicionar o suporte do Joomla ao WordPress com facilidade através do plugin FG Joomla para WordPress. Para começar deve instalar o plugin no WordPress e ative.

plugin fg joomla to wordpress

Banco de dados do Joomla

Depois de ativado, precisamos incluir as credenciais do banco de dados do Joomla. Poderá encontrá-las no painel de controle do Joonle, em Sistema – Configuração Global – Servidor.

Na direita aparecerá a opção Configurações do banco de dados. Copie os campos Host, Nome de Usuário, Nome do banco de dados e Prefixo das tabelas de banco de dados. Pode também fazer um backup do banco de dados e enviar para a sua conta de hospedagem atual.

Movendo o conteúdo




Vá ao painel do WordPress e clique em Ferramentas e depois Importar. Aparecerão muitas opções, clique em rodas importador no Joomla (FG).

Selecione o que pretende fazer com o conteúdo. Pode escolher que o WordPress misture o conteúdo existente com o Joomla, ou poderá escolher configurar como um site novo. Essa última opção é a mais recomendada.

Vá para parâmetros do site Joomla. Insira o URL do site do Joomla. Depois siga para os parâmetros do banco de dados do Joomla onde inserirá as credenciais. Não modifique as opções Database e Port.

Assim que esses passos tiverem sido concluídos, clique em Testar a conexão do banco de dados.

Mais abaixo, na seção Comportamento, escolha se quer importar os posts que estão arquivados, e quais os arquivos mídia quer extrair. Defina também o que fazer com as palavras-chave meta do conteúdo.
Depois clique em Iniciar / Continuar importação. A migração começa e assim que terminar aparece uma mensagem de sucesso.

Substituindo links internos

Nessa altura já conseguiu mover Joomla para WordPress, mas os links internos ainda estão apontando para o Joomla. Para isso, o plugin FG Joomla tem uma ferramenta que corrige esses links. Vá em Ferramentas – Importar – Rodar Importador – Modificar links Internos.

Domínio

Agora só falta o domínio. Para isso pode optar pela troca de servidores de nome, ou usando o registro A.
Prontinho! Agora já conseguiu mover Joomla para WordPress por completo e pode continuar usufruindo da sua página ou blog normalmente.

Partilhar:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *