Como montar um Blog grátis e Ganhar dinheiro

Neste tutorial iremos explicar como montar um blog e adicionar todas as ferramentas essenciais ao seu funcionamento (desde contadores de visitas, formulários de contacto, barras de procura,etc.). No final, ainda lhe explicamos como ganhar dinheiro com o seu Blog.

Como montar um Blog

Em primeiro lugar, será necessário criar o seu blog. Para isso, você poderá utilizar o Blogger / Blogspot (atualmente o melhor serviço para criação de Blogs). A criação do Blog é bastante simples, no entanto, se você possui dúvidas consulte o seguinte tutorial: Como criar um blog no Blogger.

Personalizar o seu Blog

Após criar o seu blog, deverá definir qual será o visual da sua página. Poderá optar por fazer o download de templates para o seu Blog ou criar o seu próprio template. Veja como fazer aqui:

como montar um blog

Em seguida, poderá começar a postar o seu conteúdo, acedendo ao Painel de Controlo do seu blog e selecionando “Nova Mensagem”. Poderá inserir fotos, vídeos do YouTube ou simplesmente texto. A edição do seu texto é bastante simples (o “interface” é muito semelhante ao Word).

Contador de Visitas

Um contador de visitas é essencial para controlar a evolução do seu Blog. O Montar um Blog aconselha o Google Analytics, este serviço fornece várias informações essenciais das suas páginas. Veja como inserir o Google Analytics aqui: Tutorial Google Analytics.

Formulário de Contacto para Blog

Manter o contacto com os seus leitores é igualmente essencial. Para inserir um formulário de contacto poderá utilizar o Wufoo (novamente gratuito). Para isso, consulte o seguinte artigo: Criar um Formulário de Contacto para Blog.

Existem outras formas de manter o contacto com os seus visitantes, por exemplo:

Barra de pesquisa

Adicione uma barra de pesquisa no seu blog, para que o seu leitor possa encontrar o conteúdo pretendido facilmente. Para isso, realize os procedimentos do seguinte artigo: Barra de Pesquisa no Blogger

Como ganhar dinheiro?

É um tema bastante procurado por todos os blogueiros. Ganhar dinheiro com um blog é bastante simples, mas requer paciência. Veja como ganhar dinheiro com o seu blog aqui: Como ganhar dinheiro com o Blog (Melhores afiliados).

Divulgar o blog

A divulgação é essencial para aumentar o tráfego do seu blog. Em primeiro lugar, deve apostar na criação de um Feed. A criação de feeds é simples e gratuita. Veja como Criar um Feed com o FeedBurner.

Para obter mais dicas de divulgação, consulte o seguinte artigo: Como divulgar o meu Blog gratuitamente.

Ferramentas gratuitas para o seu Blog

Como montar um blog

O trabalho acabou?

Não. Se deseja montar um blog de sucesso, deve trabalhar continuamente, produzir bom conteúdo, mas acima de tudo, não desistir. Defina um objetivo para o seu blog (realista), e trabalhe todos os dias para o alcançar.

Veja também outros artigos que podem ajudar:

5 comentários em “Como montar um Blog grátis e Ganhar dinheiro

  • 2011-12-26 em 9:17 pm
    Permalink

    É possível restringir o acesso a um determinado blog, de modo que este seja utilizado somente por pessoas autorizadas ?????

    Resposta
    • 2011-12-27 em 7:29 pm
      Permalink

      Caro Luiz Roberto,

      Para restringir o acesso ao seu Blog (Blogger presumimos), basta aceder ao Menu Definições do Blogger – Permissões. Selecione a opção “Apenas as pessoas que eu escolher”. Digite os emails das pessoas que pretende convidar (separados por virgulas).

      Atenciosamente, Montar um Blog.

      Resposta
  • 2012-02-23 em 5:53 pm
    Permalink

    Esta explicação de como montar um blog vai ajudar-me muito. E com links de ajuda para outras funcionalidades, que vao tornar o meu blog melhor e mais facil de utilizar.
    Adorei 🙂

    Resposta
  • 2013-01-03 em 5:42 am
    Permalink

    essas dicas vão me ajudar muito obrigado.
    Agora eu sei como criar o meu blog.

    Resposta
  • 2013-01-06 em 8:12 pm
    Permalink

    sempre gostei deste mundo bloguista admiro muito

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *