Como migrar o WordPress para https (SSL)

Por | Atualizado em 2017-03-12

Recentemente decidimos migrar o WordPress para a vertente https, usando o protocolo SSL. À primeira vista, a mudança pode ser bastante benéfica para o seu Website, mas para efectuar essa alteração, é preciso ultrapassar um terreno muito “pantanoso”.

Aqui fica as nossas dicas dos passos que tivemos de aplicar. Caso tenha alguma dúvida, poderá enviar o seu comentário para que possamos atualizar o artigo com mais informações.

Como migrar o WordPress para https

Porque deve usar https / SSL?

Segurança: o grande ponto de destaque é a segurança. Ao instalar o SSL você garante que a informação trocada entre o seu servidor e o visitante não é interceptada.

SEO: o Google usa o SSL como factor para rankear os sites. Em teoria, o seu WordPress poderá rankear melhor, aumentando as suas visitas.

Avisos de segurança desaparecem: recentemente os navegadores adoraram uma postura mais “ agressiva” exibindo uma mensagem que os sites que não possuem ssl são inseguros. Após instalar o Ssl, o seu WordPress irá exibir o cadeado verde.

Credibilidade: o seu Website Embora o nosso site não seja uma loja virtual, instalar o protocolo Ssl aumenta a segurança das ligações, pode melhorar os rankings nos motores de busca (segundo o Google) e aqueles avisos irritantes indicando que o seu Website é inseguro, desaparecem surgindo um ícone verde.

Como instalar o https no WordPress?

Em primeiro lugar será necessário adquirir um protocolo SSL. Muitos serviços de hospedagem facilitam a compra e instalação desse mesmo protocolo.

Relacionado:  Como adicionar um slide no WordPress (Slider)

Existem protocolos SSL para todas as carteiras. Os protocolos mais baratos podem ser adquiridos por pouco mais de 10 euros, até protocolos mais elaborados que incluem a monitorização do seu Website por malware que podem chegar às centenas de euros.

No nosso caso, optamos pelo protocolo SSL barato (Comodo PositiveSSL). Foi necessário fornecer informações como o nome do domínio que iria certificar, a cidade, Estado, País, Nome da Empresa (caso não se aplique, escreva “none”) e um email.

Após a instalação do protocolo SSL no seu Website, será necessário redirecionar todo o seu tráfego para a vertente https. Existem diversos plugins capazes de forçar o SSL no WordPress, com a vantagem de ser possível reverter maior parte das alterações removendo esse mesmo plugin.

Em primeiro lugar, comece por aceder ao painel administrativo do seu WordPress e no menu Configurações selecione “Geral”. Em seguida, troque o http por https no URL do website.

https no wordpress

Agora, proceda à instalação dos seguintes aplicativos: WordPress HTTPS e WordPress Force SSL. Em conjunto, ambos os plugins conseguem corrigir a maioria dos problemas que impedem que o Website obtenha o cadeado verde.

O trabalho continua…

Após aplicar todos os procedimentos o seu Website já deverá exibir o cadeado verde, no entanto, para evitar erros de conteúdo misturado (http + https), deverá analisar o seu template, e substituir todos os elementos “http” pela versão encriptada (https).

Relacionado:  6 Vantagens de criar um site em WordPress

Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *