Como migrar o WordPress para https (SSL)

Por | Atualizado em 2017-03-12

Recentemente decidimos migrar o WordPress para a vertente https, usando o protocolo SSL. À primeira vista, a mudança pode ser bastante benéfica para o seu Website, mas para efectuar essa alteração, é preciso ultrapassar um terreno muito “pantanoso”.

Aqui fica as nossas dicas dos passos que tivemos de aplicar. Caso tenha alguma dúvida, poderá enviar o seu comentário para que possamos atualizar o artigo com mais informações.

Como migrar o WordPress para https

Porque deve usar https / SSL?

Segurança: o grande ponto de destaque é a segurança. Ao instalar o SSL você garante que a informação trocada entre o seu servidor e o visitante não é interceptada.

SEO: o Google usa o SSL como factor para rankear os sites. Em teoria, o seu WordPress poderá rankear melhor, aumentando as suas visitas.

Avisos de segurança desaparecem: recentemente os navegadores adoraram uma postura mais “ agressiva” exibindo uma mensagem que os sites que não possuem ssl são inseguros. Após instalar o Ssl, o seu WordPress irá exibir o cadeado verde.

Credibilidade: o seu Website Embora o nosso site não seja uma loja virtual, instalar o protocolo Ssl aumenta a segurança das ligações, pode melhorar os rankings nos motores de busca (segundo o Google) e aqueles avisos irritantes indicando que o seu Website é inseguro, desaparecem surgindo um ícone verde.

Como instalar o https no WordPress?

Em primeiro lugar será necessário adquirir um protocolo SSL. Muitos serviços de hospedagem facilitam a compra e instalação desse mesmo protocolo.

Existem protocolos SSL para todas as carteiras. Os protocolos mais baratos podem ser adquiridos por pouco mais de 10 euros, até protocolos mais elaborados que incluem a monitorização do seu Website por malware que podem chegar às centenas de euros.

No nosso caso, optamos pelo protocolo SSL barato (Comodo PositiveSSL). Foi necessário fornecer informações como o nome do domínio que iria certificar, a cidade, Estado, País, Nome da Empresa (caso não se aplique, escreva “none”) e um email.

Após a instalação do protocolo SSL no seu Website, será necessário redirecionar todo o seu tráfego para a vertente https. Existem diversos plugins capazes de forçar o SSL no WordPress, com a vantagem de ser possível reverter maior parte das alterações removendo esse mesmo plugin.

Em primeiro lugar, comece por aceder ao painel administrativo do seu WordPress e no menu Configurações selecione “Geral”. Em seguida, troque o http por https no URL do website.

https no wordpress

Agora, proceda à instalação dos seguintes aplicativos: WordPress HTTPS e WordPress Force SSL. Em conjunto, ambos os plugins conseguem corrigir a maioria dos problemas que impedem que o Website obtenha o cadeado verde.

O trabalho continua…

Após aplicar todos os procedimentos o seu Website já deverá exibir o cadeado verde, no entanto, para evitar erros de conteúdo misturado (http + https), deverá analisar o seu template, e substituir todos os elementos “http” pela versão encriptada (https).

Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *