Como limpar a cache no CloudFlare CDN

Por | Atualizado em 2017-07-22

O CloudFlare é um CDN (Content Delivery NetWork) gratuito que permite acelerar o carregamento das suas páginas, armazenando arquivos estáticos nos seus servidores distribuídos por todo o mundo (atualmente 28 data centers).

Este serviço é essencial para melhorar a velocidade de carregamento do seu site, bem como para o proteger de ataques DDos que deixam o site offline.

Em alguns casos é possível que a cache possa prejudicar o correto funcionamento do seu website, sendo necessário limpar esses arquivos em cache para serem substituídos por novos (por exemplo após mudanças profundas no site).

cloudflare

Limpar a cache no CloudFlare

Para isso, comece por aceder ao site da CloudFlare e faça o login com a sua conta (pode estar associada à conta de hospedagem do site). Selecione o site no qual irá excluir os arquivos cache.

No menu superior selecione a opção “caching” e na pagina que surge navegue até a opção “Purge Cache”. Repare que o CloudFlare lhe permite limpar arquivos cache individuais, ou todos os arquivos do website em simultâneo. O recomendado é limpar todos os arquivos do seu website, ajudando a criar uma versão renovada das suas páginas.

Como limpar a cache no CloudFlare CDN

Modo Desenvolvedor

O serviço CloudFlare possui ainda a funcionalidade “Development Mode”, que permite ignorar temporariamente os arquivos cache. Dessa forma, poderá visualizar as mudanças que realizar no seu website (por exemplo, no template) em tempo real.

Como é óbvio, as suas visitas também vão ser redirecionadas para o seu servidor original, aumentando o consumo dos recursos. A utilização deste recurso deve ser apenas temporária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *