Como hospedar uma página HTML no Firebase

Por | Atualizado em 2017-02-09

Precisa de hospedar uma página HTML na Internet gratuitamente? Com o Firebase poderá hospedar a sua página e obter um serviço rápido, seguro e confiável. O serviço armazena a sua página em cache, usando servidores equipados com discos SSD, espalhados por todo o mundo numa rede CDN.

A versão gratuita possui 1 GB de espaço de hospedagem e 10 GB/mês de tráfego, sendo mais do que suficiente para hospedar as suas páginas. Caso pretenda um site estruturado, com várias páginas de navegação, talvez o Google Sites ou o WordPress.org se possam adequar melhor às suas necessidades.

Como hospedar uma página HTML no Firebase

Em primeiro lugar, será necessário baixar e instalar o Node.Js no seu computador. Poderá baixar o Node.js aqui: Página Oficial.

Em seguida, crie uma pasta no ambiente de trabalho do seu computador contendo a página que pretende hospedar no Firebase.

Altere o nome da página para Index.html e inicie a linha de comandos do seu computador. Para isso, basta pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o Gestor de Tarefas e aceder ao menu Arquivo – Nova tarefa. Digite cmd.exe confirme a lançar a janela de comandos.

Agora, digite is seguintes comandos:

npm install -g firebase -tools [pressione ENTER]
firebase login [ENTER]

Como hospedar uma página HTML no Firebase

Será necessário fazer o login com a sua conta Google e autorizar o acesso aos dados necessários para continuar. Agora, aceda à pasta que contém a página HTML para hospedar no Firebase e inicie a linha de comandos. No Windows, isso poderá ser feito digitando cmd.exe na linha de endereço de diretório.

Relacionado:  Como criar imagens “JPEG progressive” – Gimp

Agora digite:

firebase init

Como hospedar uma página HTML no Firebase

Surge um conjunto de opções do Firebase. Use as setas do teclado para selecionar a opção “Hosting” a tecla “Espaço” para confirmar.

Associe o seu projeto Firebase (se existir), caso contrario, poderá ser necessário criar um novo projeto. Para terminar, selecione as seguintes configurações:

Rewrite all urls - > N
Already Exits - > N

Agora basta escrever na linha de comandos

Firebase deploy

Está pronto. A sua página já estará online, bastando aceder ao site do Firebase -> Ir para a consola – Selecionar o projeto Hosting.

Como hospedar uma página HTML no Firebase

Aqui encontrará o link para a sua página estática. Caso tenha dúvidas, poderá enviar o seu comentário.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *