Como fazer email marketing – Guia Inicial

O Email Marketing consiste no envio de informações comerciais através de email, a uma lista de subscritores que forneceram autorização para receber este tipo de conteúdo.

Para iniciar o seu email Marketing você irá necessitar de uma plataforma específica para a criação da Newsletter. Nós recomendamos o MailChimp, um serviço gratuito e bastante poderoso com funcionalidades “extra” para campanhas mais “volumosas”.

Como se inscrever no MailChimp?

O MailChimp disponibiliza todas as ferramentas necessárias para criar a sua Newsletter, incluindo o formulário de subscrição, que lhe permite angariar os seus primeiros subscritores.

O MailChimp permite-lhe ainda integrar um formulário de subscrição em páginas de fãs do Facebook, aumentando a angariação de subscritores. Para começar, inscreva-se gratuitamente no MailChimp e confirme a sua conta.

Aceder ao MailChimp



Angariação de subscritores

Após concluir o processo de verificação da sua conta MailChimp, aceda ao painel administrativo do serviço e aceda ao menu “Lists”. Clique no botão “Create List” e preencha todos os dados necessários. Quando terminar, clique no botão “Save”.

Acabou de criar a lista que irá armazenar todos os emails dos seus subscritores. O MailChimp dá-lhe total controlo da lista de emails, podendo excluir endereços que não lhe interessem.

Como fazer email marketing

Selecione o tipo de formulário que irá utilizar para cadastrar os seus subscritores e copie os dados necessários para proceder à utilização do formulário.

Agora, é só adicionar o formulário de cadastro no seu Website, integra-lo em mensagens de email, Páginas do Facebook, etc.

Criar campanha no MailChimp

Clique no separador “Campaingn” que encontra no topo da página. Clique no botão “Create Campaing” escolha o tipo de campanha que irá utilizar, podendo reenviar conteúdo de um sistema de Feeds RSS (por exemplo, do FeedBurner) ou simplesmente criar uma campanha que irá enviar emails personalizados (pode definir um template).

email marketing

Se necessário, defina a periodicidade com que irá enviar conteúdo para os seus subscritores. É importante não exagerar nos emails enviados, para evitar que o seu conteúdo seja confundido com SPAM.

Navegue entre as opções usando o menu inferior e complete as informações requisitadas. No final, clique em “Confirm”. A sua campanha de email marketing está pronta.



Adicionar o MailChimp no Facebook

Comece por aceder ao MailChimp e clique no seu nome do perfil – Account Settings – Extras – Integrations – Facebook. Clique no botão de login e autorize a instalação do aplicativo na sua conta Facebook.

Por fim, defina a página onde pretende adicionar o MailChimp (no campo “Page to use”), e a respectiva campanha que irá associar.

Está pronto. A primeira configuração do MailChimp é um pouco trabalhosa, no entanto, o trabalho é compensatório. Com esta primeira experiência que adquiriu, também irá sentir que a criação de novas campanhas de email marketing serão mais simples.

Dicas para fazer um bom Email Marketing:

  • Não exagere no número de emails que envia aos subscritores;
  • Adicione um link para cancelar a subscrição do Email (evita que os utilizadores o marquem como spam);
  • Adicione uma nota de rodapé explicando ao leitor por que razão recebeu aquele email (por exemplo, você recebeu este email porque está inscrito no site X);
  • Aproveite as estatísticas do MailChimp (com informações muito úteis, por exemplo de quantas pessoas abriram o email).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *