Como Editar o htaccess no WordPress (2 Soluções)

Por | Atualizado em 2017-07-29

O arquivo .htaccess permite realizar várias tarefas importantes como redirecionar URLS, bloquear IP’s, criar páginas de erro personalizadas (por exemplo, a página 404 Page not found), etc. No entanto, a maioria dos Webmasters só se lembra do arquivo .htaccess na hora de resolver problemas, que podem deixar o site inacessível.

Como editar o .htaccess no WordPress (pelo WP-Admin)

A forma mais simples de editar o arquivo .htaccess é através do plugin Yoast SEO. O Yoast SEO é essencial para otimizar o SEO On-page, permitindo uma correta indexação pelos motores de busca.

Se ainda não instalou o Yoast SEO, poderá ser o momento ideal para o fazer, lembrando que é possível importar as configurações de outros plugins de SEO.

Comece por aceder ao menu do Yoast SEO e clique na opção “Ferramentas”. Selecione a opção “editor de arquivo”.

Agora basta editar o seu arquivo .htaccess diretamente do painel administrativo. No final, basta clicar no botão “Salvar alterações no arquivo .htaccess”.

yoast htaccess

Editar o .htaccess quando não tem acesso ao WordPress

Muitas vezes é necessário editar o .htaccess para voltar a ter acesso ao WordPress. Nesse caso, será necessário aceder aos arquivos do servidor através de FTP.

Você poderá fazer isso usando o programa Filezilla ou acedendo ao CPanel do seu website. No nosso exemplo, iremos aceder através do CPanel, uma alternativa mais simples, pois evita a introdução dos dados de acesso para FTP.

Aceda ao explorador de arquivos “File Manager” do CPanel. No canto superior direito, clique em “settings” e marque a caixa de verificação “Show hidden Files”, para visualizar os arquivos ocultos.

Como editar o htaccess no WordPress

Basta aceder ao diretório principal do seu servidor (root ou public_html) o arquivo .htaccess estará disponível para edição, bastando pressionar com o botão direito do rato (mouse) e selecionar “editar”.

Arquivos .htaccess padrão do WordPress

Caso o seu arquivo .htaccess esteja a comprometer o funcionamento do seu WordPress, poderá optar por editar o mesmo colando as instruções “padrão” (básicas) do WordPress.

# BEGIN WordPress
<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteRule ^index\.php$ - [L]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
</IfModule>
# END WordPress

Relembramos que esta versão “limpa” do arquivo htaccess irá apagar todas as alterações realizadas (incluindo os redirecionamentos que possa ter adicionado). Caso tenhas dúvidas, envie o seu documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *