Como detectar links Quebrados no site (Incluindo Imagens)

Como detectar links Quebrados no site (Incluindo Imagens)

Um dos maiores problemas que os Webmasters enfrentam são os links quebrados (Seja de páginas web ou de imagens hospedadas externamente). Com o desenvolver do site, fica muito mais complicado verificar o conteúdo antigo, e como tal, nada garante que tudo esteja a funcionar a 100%.

Verificar as páginas individualmente é uma tarefa demasiado exaustiva, e quando você terminasse nada garantia que os links ainda funcionassem, afinal, a Internet está em constante mudança. Mas então, qual é a solução?

Como detectar links Quebrados no site

Após vários testes a programas e serviços, encontramos uma solução credível. O programa destaca-se da concorrência por ser simples de usar, relatar problemas no site (como links quebrados, erros de programação, problemas de SEO, etc.) e ser totalmente gratuito. Como cereja no topo do bolo, é um programa da com assinatura de qualidade Microsoft.

microsoft free seo toolkit

O nome deste programa é Microsoft Free SEO ToolKit e encontra-se disponível nas versões 32 e 64 bits. Para baixar o aplicativo, basta aceder à seguinte página.

Agora, será necessário ativar o serviço IIS do seu Windows (Serviços de informação da Internet). Para isso, comece por pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC do seu Windows e na janela do Gestor de Tarefas selecione “Arquivo” (ou Ficheiro) – “Nova Tarefa”.

Digite “appwiz.cpl” (sem aspas) e na janela que surge aceda à opção “Ativar ou Desactivar funcionalidades do Windows”. Ative a opção “Serviços de informação de Internet” e proceda à instalação do Microsoft Free SEO ToolKit.

Como detectar links Quebrados no site

Como usar o programa?

Após a instalação, certamente irá perguntar: “onde está o ícone do programa?”. É muito simples, comece por aceder ao Painel de Controlo do Windows – Ferramentas Administrativas – Gestor de Informações de Internet (IIS) – Seach Engine Optimization.

Para terminar, clique no link “New Analysis” e digite o link da página que pretende verificar. No relatório do programa você encontrará uma lista com os links quebrados (Broken Links).

Imagens Quebradas – Como encontrar?

Se você também pretende encontrar imagens apagadas (por exemplo do Tinypic), recomendo aceder ao separador “Content” – “External Links”. No campo “Status Code” verifique os links das imagens que possuam códigos suspeitos (por exemplo, o código 302).

Partilhar:

Deixe um comentário