Como criar um Sitemap (XML) no WordPress

Por | Atualizado em 2017-07-28

O sitemap é uma lista com todos os links do seu site, sendo uma excelente “ferramenta” para otimizar a forma como os motores de busca rastreiam as suas páginas.

O sitemap poderá igualmente indicar aos motores de busca a última vez que determinada página foi atualizada, ajudando os motores de busca a indexar as modificações introduzidas. Após criar o seu sitemap, poderá submeter esse mesmo mapa ao Google Search Console e ao Bing Webmasters Tool.

criar sitemap no WordPress

Criar o sitemap no WordPress

1. Yoast SEO: A forma mais simples de criar um sitemap no WordPress é através do plugin Yoast SEO. O Yoast é um plugin essencial, permitindo otimizar o SEO On-Page.

Se já possui o Yoast SEO instalado, basta aceder ao menu “SEO” – Sitemaps XML e deslize a opção “Recurso de sitemap XML” para ativado.

O plugin permite-lhe ainda definir que tipo de conteúdo pretende indexar. Para além dos “posts” e as “páginas”, poderá indicar as imagens usadas nas páginas.

2. Google XML Sitemaps

Em alternativa, poderá criar o seu sitemap no WordPress usando o plugin Google XML Sitemaps. A criação do sitemap é automática, sendo possível alterar vários parâmetros do sitemap (prioridade das páginas, excluir páginas/categorias, etc.).

Para aceder às opções do plugin, basta aceder ao menu “Configurações” do seu WordPress e selecionar XML Sitemaps.

sitemap wordpress

Enviar Sitemap para os motores de busca

Após criar o seu sitemap, aceda ao Google Search Console e ao Bing Webmasters Tool e submeta o seu arquivo. Dessa forma, aumenta a probabilidade de indexação das suas páginas.

Google Search Console: Comece por aceder à sua conta e selecione o respetivo site. No menu à sua esquerda selecione o menu “Rastrear” – Sitemaps. Agora clique no botão “Adicionar / Testar Mapa do Site” e digite o link do sitemap.

sitemap no google search console

Caso não existam erros, submeta o Sitemap para o Google.

Bing Webmasters Tool: Comece por aceder à sua conta e selecione o respetivo Website. No menu à sua esquerda selecione a opção “Configurar Meu Site” – Sitemaps. No campo “Submeter um Sitemap”, digite o link do arquivo e clique no botão “Submeter”.

sitemap no bing webmasters tool

Está pronto, ficou com dúvidas, envie o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *