Como criar um site no Google Sites | Grátis

Por | Atualizado em 2017-08-14

O Google Sites é um serviço poderoso que permite a qualquer utilizador criar um site grátis em poucos minutos. O serviço encontra-se em português, sendo uma vantagem na hora de personalizar o site.

O Google renovou recentemente o serviço, acrescentando várias funcionalidades interessantes, e adaptando o serviço às novas exigências de SEO para dispositivos “mobile”. Para começar a utilizar o Google Sites você irá necessitar de uma conta Google (você poderá utilizar uma conta existente, do Gmail, Blogger, etc.).

Relembramos que se pretende hospedar uma pequena página estática, poderá usar como alternativa o Google Firebase. Um serviço com servidores de elevado desempenho, totalmente gratuito. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como hospedar páginas no Google Firebase.

google sites

Como criar um Site no Google Sites

1. Comece por aceder à página do Google Sites e clique no botão “+”. No menu à sua direita, clique na opção “Temas” e selecione um template para a sua página. Os temas são bastante “simplistas” mas igualmente bastante personalizáveis.

temas google sites

2. No separador “Inserir”, você encontrará uma grande lista de recursos que pode adicionar nas suas páginas. No final, clique no botão Guardar.

menu google sites

3. Quando estiver pronto, poderá clicar no botão “Publicar”. Será necessário definir o domínio (URL) da página, que obrigatoriamente irá usar um subdomínio do Google sites (https://sites.google.com/view/exemplo).

Fazer upload de arquivos

O Google Sites permite-lhe ainda fazer o upload de arquivos que poderá utilizar no seu site. Para isso, basta aceder ao menu “Inserir” e clicar no botão “Carregar”.



Ganhar dinheiro com o Site

Quando o seu site estiver bem desenvolvido, e com bastante conteúdo de qualidade, poderá monetizar o seu esforço aderindo ao Google Adsense. Para isso, basta aceder ao menu “Mais” do Google Sites e clicar na opção “Inscrever no Google Adsense”.

Você poderá ainda conhecer outras alternativas para ganhar dinheiro, acedendo à seguinte página: Os melhores afiliados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *