Como conectar o Filezilla ao WordPress por FTP (ou cPanel)

Aceder aos arquivos de instalação do seu WordPress através de FTP, é essencial para resolver problemas graves, que possam comprometer o carregamento do site (por exemplo, quando o site carrega apenas uma página branca).

O acesso através de FTP é igualmente essencial para traduzir certos plugins (através do envio dos arquivos .po e .mo), ou para recuperar o seu template caso alguma edição tenha corrido mal.

Saber conectar ao WordPress por FTP torna o webmaster menos “dependente” da boa vontade da equipa de hospedagem para resolver um problema.

Conectar Filezilla ao WordPress (FTP)

Para conectar através de FTP existem duas alternativas: usar o programa gratuito FileZilla ou aceder através do painel administrativo do seu site (cPanel). A segunda opção (cPanel) pode ser usada para corrigir problemas através de dispositivos móveis, por exemplo, quando está longe do seu computador.



1. Filezilla

Para começar, aceda ao site do Filezilla e baixe o programa para o seu computador. Em seguida, irá necessitar das informações de login da sua conta FTP. 

Caso não possua os dados de acesso, será necessário aceder à sua conta de hospedagem e entrar no painel administrativo (cPanel). Procure a opção “FTP Accounts”.

wordpress por ftp

Aqui encontrará todas as informações de login que deverá usar para entrar no Filezilla. Em alguns serviços, é possível encontrar arquivos de configuração (formato .xml), que podem ser usados para configurar rapidamente o acesso FTP.

arquivo configuração ftp

Para terminar, aceda ao Filezilla e digite os dados de login fornecidos, incluindo utilizador, servidor ftp, senha e respectiva porta.



2. Gestor de Arquivos (compatível com arquivos móveis)

Se o primeiro procedimento foi demasiado complexo, poderá optar por usar o o Gestor de Arquivos disponível no próprio painel administrativo do site (cPanel). Para isso, comece por aceder ao cPanel do seu site, e selecione a opção “File Manager”.

file manager no cpanel

Agora, basta navegar nos arquivos do seu servidor. O gestor de arquivos permite fazer o upload de novos arquivos, editar e baixar arquivos existentes, etc. Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário ou consulte o nosso fórum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *