Como baixar um site inteiro da Internet (páginas, imagens, etc.)

Como baixar um site inteiro da Internet (páginas, imagens, etc.)

Neste tutorial, iremos explicar como baixar um site inteiro da Internet diretamente para o PC, podendo editar o conteúdo em offline usando um editor HTML (por exemplo o Notepad++).

Na prática, são baixados todos os elementos relacionados ao website, como imagens, arquivos de estilo, etc. Dessa forma conseguirá visualizar as páginas no seu estado original.

Para isso, iremos usar o “HTTrack” um programa gratuito e disponível em português.

Como baixar um site inteiro da Internet




Comece por instalar o programa no seu computador. Como o programa é open Source, não possui uma assinatura digital, e como tal, é normal que o Windows exiba uma mensagem de aviso durante a instalação do programa tentando bloquear a sua instalação.

Algo que pode ser contornado clicando no link “mais opções”. Após a instalação indique o nome do seu projecto (um nome à sua escolha, não precisa ser igual ao nome do site).

Poderá igualmente definir o directório onde pretende guardar os arquivos do site. Por defeito, os arquivos são guardados no directório c:/meus sites.

Em seguida, defina a ação que pretende executar, neste caso, “Copiar site da web”, bem como o link da página que pretende baixar.

httrack

Agora, basta clicar no botão concluir e aguardar enquanto o Httrack baixa todos os elementos. Quando terminar, basta aceder ao diretório que definiu no início. Está pronto.

Guardar páginas de um site em PDF




Sabia que o Google Chrome permite guardar páginas Web em formato PDF? Para isso, basta aceder à página que pretende guardar e tocar no botão de opções (3 pontos). Para terminar, selecione a opção “Imprimir” (teclas de atalho CTRL+P) e no Destino (Impressora), escolha “Guardar como PDF”.

Partilhar:

Deixe um comentário