Como adicionar o botão do WhatsApp no seu Site

A popularidade do WhatsApp não pára de aumentar, sendo atualmente, um dos maiores serviços de partilha de conteúdo. Como tal, é importante “equipar” o seu site / blog com o botão de partilha do WhatsApp, permitindo que os usuários possam recomendar o seu conteúdo.

Para isso, existem 2 soluções simples: usar o botão padrão do WhatsApp, ou adicionar o botão usando um serviço de partilha.

Como adicionar o botão do WhatsApp no seu site

1. A primeira solução, consiste em adicionar o botão oficial do WhatsApp, usando os procedimentos descritos pelo próprio WhatsApp. Rapidamente irá descobrir, que este procedimento requer alguns conhecimentos “avançados” (como saber hospedar arquivos Javascript), e como tal, não é recomendado para usuários “leigos”.

Para começar, aceda à seguinte página do WhatsApp e personalize o seu botão, adicionando um texto e URL de partilha, etc. O código final será semelhante a este:


<a href="whatsapp://send" data-text="Visite este site:" data-href="" class="wa_btn wa_btn_s" style="display:none">Partilhar:</a>

Como adicionar o botão do WhatsApp no seu Site

Em seguida, será necessário baixar os arquivos Javascript do botão WhatsApp, para isso, basta aceder à seguinte página do Github.

Você poderá hospedar os arquivos javascript no seu servidor, ou usar o Google Drive para hospedar esses arquivos. Caso tenha dúvidas, consulte o seguinte tutorial: Como hospedar Javascript no Google Drive.

Agora, adicione o seguinte trecho de código na parte final das suas páginas, junto à tag /body>:


<script type="text/javascript">if(typeof wabtn4fg==="undefined"){wabtn4fg=1;h=document.head||document.getElementsByTagName("head")[0],s=document.createElement("script");s.type="text/javascript";s.src="url/to/your/button/whatsapp-button.js";h.appendChild(s);}</script>

Não se esqueça de adicionar o link do Google Drive, que armazena os arquivos Javascript. Se tudo correu bem, o seu botão será exibido normalmente.

2. Em alternativa, você poderá usar um serviço de partilha nas redes sociais como o Addtoany. Dessa forma, é escusado adicionar códigos complicados. Na prática, basta aceder ao site do Addtoany e clicar no botão “Get the Share Buttons”.

Selecione a plataforma que irá usar, e clique no link “Customize” junto aos botões grandes do AddtoAny. Adicione o serviço “WhatsApp” e clique no botão “Done, Go Back”.

Como adicionar o botão do WhatsApp no seu Site

Para terminar, clique no botão “Get Button Code” e copie o código de incorporação do AddToAny. Cole esse mesmo código nas suas páginas, no local onde pretende exibir os botões. Está pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *