Modo de manutenção no WordPress – Como ativar?

Se pretende fazer mudanças profundas no seu site WordPress, é sempre boa ideia ativar o modo manutenção, uma tela que avisa o visitante que o site não se encontra disponível temporariamente.

Dessa forma, evita que o seu visitante seja apanhado no meio de alterações que possam comprometer o visual ou funcionamento do seu site, o que certamente iria passar uma ideia de falta de profissionalismo. O modo de manutenção no WordPress é ideal para:

  • Alterar o tema;
  • Corrigir problemas / erros;
  • Testar plugins;

Ativar o modo de manutenção no WordPress também ajuda a “reduzir a pressão”, visto que não será necessário fazer as mudanças à pressa. Para isso iremos usar um plugin gratuito, o Coming Soon & Maintenance Mode by SeedProd.



Como funciona?

 

Comece por aceder ao menu “Plugins” do seu WordPress e clique na opção “Adicionar Novo”. Procure o aplicativo “Coming Soon & Maintenance Mode by SeedProd” e proceda à respectiva instalação.

O plugin permite personalizar a sua página de manutenção, adicionando uma mensagem para os visitantes, bem como adicionar o seu logo. O plugin disponibiliza ainda temas muito atrativos, embora os mesmos apenas se encontrem disponíveis na versão PRO.

temas plugin manutenção wordpress

Não obstante, o plugin permite criar um desing manualmente, incluindo adicionar imagem de fundo (fazendo o upload do seu computador), personalizar a cor e fonte do seu texto, etc. Você poderá visualizar as alterações clicando em “Live Preview”.



Ativar o modo manutenção

 

Após criar a sua página de manutenção (ou usar um template pronto), aceda ao menu “Content” e no separador “General” selecione o modo que pretende ativar: “Enable Coming Soon mode” (ideal para sites novos que estão a ser implementados), ou “Enable Maintenance Mode” para entrar em modo de manutenção. Quando desejar voltar ao modo normal, basta selecionar “Disabled”.

ativar modo manutenção

O plugin possui ainda algumas funcionalidades interessantes, que certamente merecem a sua atenção. Por exemplo, o plugin permite adicionar o Google Analytics (separador Content) na página de manutenção, permitindo contabilizar os visitantes que acederam às suas páginas durante o tempo de manutenção.

Poderá ainda adicionar o Favicon para uma melhor identificação do site, bem como adicionar um título e descrição (contributo positivo de SEO). Ficou com dúvidas? Envie o seu comentário, teremos todo o gosto em ajudar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *