Adicione uma caixa de pesquisa nos resultados Google

Por | Atualizado em 2017-03-19

Recentemente o Google começou a apresentar uma caixa de pesquisa, diretamente nos resultados das pesquisas realizadas (imediatamente acima dos “sitelinks” dos Websites).

Dessa forma, os usuários podem pesquisar o seu website, diretamente do motor de busca Google e encontrar mais facilmente o conteúdo desejado.

Você também poderá se “candidatar” a caixa de pesquisa nos resultados Google, sendo necessário adicionar um código e cumprir alguns requisitos (ou seja, a implementação não é imediata).

Exemplo:

Adicione uma caixa de pesquisa nos resultados Google

Aqui no Montar um Blog, já explicamos como adicionar uma barra de pesquisa no seu Website / Blog usando o Google. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como criar uma caixa de busca a Google.

Adicione uma caixa de pesquisa nos resultados de Pesquisa

Antes de avançar, é importante considerar um aspecto importante. Se os resultados da pesquisa que surgirem no Google não forem relevantes para os termos pesquisados, é provável que o visitante experimente outro website sem visitar as suas páginas.

1. Em primeiro lugar, é necessário que o seu site possua os “sitelinks”. Ou seja, os links que surgem imediatamente abaixo do link principal para o seu site.

Para isso, é necessário que o seu site seja uma “autoridade” para a palavra-chave que você digitou. Normalmente, essa palavra-chave é o nome do site (por exemplo, Facebook).

2. Em segundo lugar, é necessário adicionar o seguinte código:

<script type="application/ld+json">
{
"@context": "http://schema.org",
"@type": "WebSite",
"url": "https://www.example.com/",
"potentialAction": {
"@type": "SearchAction",
"target": "https://query.example.com/search?q={search_term_string}",
"query-input": "required name=search_term_string"
}
}
</script>

Não se esqueça de adicionar o link do seu Website no campo “URL” do código e configurar o campo “target”. Está pronto, de salientar que a implementação não é imediata. Será necessário que os robots de pesquisa identifiquem o seu site como “candidato” à caixa de pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *