Como adicionar artigos relacionados no WordPress (embutidos na postagem)

Por | Atualizado em 2017-05-27

Aqui no Montar um Blog sempre reforçamos a ideia de possuir um “widget” de posts relacionados no seu Website. Aliás, já falámos em várias soluções para implementar artigos relacionados nas suas páginas, e até o Google Adsense já aderiu a esta tendência e fornece uma ferramenta de artigos relacionados (com possibilidade de monetizar).

Não obstante, os widgets de artigos relacionados são colocados maioritariamente após as publicações, o que faz com que a maioria dos seus visitantes não os visualize.

A solução passa por adicionar os artigos relacionados diretamente nas postagens. No WordPress, poderá usar o plugin “Inline Related Posts”.

Na prática, é possível configurar o aspecto dos resultados apresentados (podem incluir imagens), bem como a quantidade de palavras necessárias até surgir a primeira sugestão.

Adicionar artigos relacionados no WordPress

Em primeiro lugar, comece por aceder ao painel administrativo do seu WordPress e clique em “Plugins” – Adicionar Novo. Procure o Plugin “Inline Related Posts” e proceda à respectiva instalação.

Após a instalação aceda ao menu “Configurações” – Inline Related Posts e marque a caixa “Active”. Também poderá personalizar o texto que surge nas publicações, bem como o aspecto visual.

O plugin fornece vários templates prontos a usar, embora algumas versões (que usam as miniaturas) apenas se encontrem disponíveis na versão PRO.

Número de “Relacionados”

Na parte inferior das opções do plugin é possível quantos artigos relacionados pretende apresentar, bastando configurar o valor do campo “How many boxes per single post?”.

Relacionado:  O que é o FTP? Como acessar site via FTP?

A distância entre as publicações dos relacionados é medida através do número de palavras (interval between the boxes). No nosso caso, definimos 200 palavras de intervalo.

Se a publicação for demasiado pequena, poderá ainda ativar a opção “Insert a box at the end of the post? (if needed)” para forçar a implementação de uma caixa de artigos relacionados no final do artigo. Ficou com dúvida? Envie o seu comentário, teremos todo o gosto em ajudar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *