Como Bloquear SPAM no WordPress (Com / Sem CAPTCHA)

Muitos blogueiros e Webmasters que utilizam o WordPress são “bombardeados” até a exaustão com comentários nas suas páginas contendo links comerciais, ou com conteúdo malicioso. No entanto, os spammers não se ficam por aqui, podendo aproveitar os fóruns criados em WordPress, formulários de contacto, etc.

Esta prática de enviar comentários em massa é conhecida como “SPAM”. No WordPress, você encontra várias ferramentas gratuitas para bloquear o SPAM (com / sem CAPTCHA), o que lhe irá permitir poupar tempo na filtragem dos comentários realmente importantes.

Bloquear SPAM no WordPress

Acabar com o SPAM no WordPress




Antes de mais, é importante salientar que o WordPress possui uma ferramenta nativa, que permite filtrar o conteúdo dos comentários. Ou seja, se um determinado comentário possuir uma palavra (definida por si), é automaticamente redirecionado para a pasta SPAM.

Para isso, basta aceder ao painel administrativo do seu WordPress e aceder ao menu “Configurações” (ou “Opções) – Discussão. No campo “Lista negra de comentários” adicione todas as palavras que possam ser relevantes no combate ao SPAM. Poderá inclusivamente adicionar endereços de IP.

bloquear palavras nos comentários wordpress

1. Akismet

Uma das referências incontornáveis no combate ao SPAM no WordPress é o plugin akismet. Este plugin é gratuito, solicitando o cadastro através de uma conta WordPress.com. O plugin também deixa em aberto a possibilidade de oferecer um donativo, embora não seja obrigatório, bastando deixar o valor a zero.

2. Disqus

O Disqus é um sistema de comentários poderoso e interactivo, que substitui o sistema de comentários do WordPress. O Disqus possui uma ferramenta de filtragem de comentários de SPAM, sendo uma excelente ajuda na hora de filtrar os comentários.

disqus

3. Bloquear IPs

Outra ferramenta interessante é o “bloqueador de IPs”, fornecido através do painel de controlo do seu Website. Dessa forma, você poderá bloquear os ataques diretamente na “raiz”. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como bloquear IPs no cPanel.

4. Remover URL dos comentários

Outra dica simples, consiste em remover o campo “URL”, reduzindo o “interesse” em enviar comentários de SPAM. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Remover URL comentários WordPress.

5. CAPTCHA

Para evitar receber comentários de SPAM poderá utilizar o serviço gratuito BWS Captcha para WordPress. O BWS Captcha é um sistema Anti SPAM que solícita ao utilizador que faça uma pequena operação matemática antes de enviar o comentário.

Os computadores são incapazes de resolver os desafios Captcha. Protegendo o leitor (e o seu site) de ataques de SPAM.

Como referido, o Captcha é gratuito. Para inserir este serviço no seu site WordPress basta instalar o seguinte plugin: BWS Captcha

Após instalar o plugin surgirá um novo menu no seu WordPress, o BWS Plugins. Clique no menu BWS Plugins e selecione “Captcha”. Surgirá um menu onde poderá configurar vários aspetos da sua captcha, incluindo a dificuldade e as páginas onde deve ser apresentada.

captcha wordpress

De salientar, que pode ativar a captcha na sua página de login WordPress, prevenindo ataques mal-intencionados (para tentar descobrir a sua senha).

O seu site WordPress está agora mais protegido contra SPAM.

Partilhar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *