Como traduzir os temas WordPress para Português

Por | Atualizado em 2016-04-04

O WordPress possui dezenas de temas (ou templates) prontos a usar, divididos nas mais diversas categorias para assentar que nem uma luva no seu Website. No entanto, nem todos os templates estão traduzidos para português, o que leva muitos usuários a descartar esses temas.

A boa noticia é que é possível traduzir praticamente todos os templates existentes para WordPress, mesmo que estes não estejam adaptados para tradução. Mas então como podemos fazer isso?

Como traduzir os temas WordPress para Português

Como traduzir os temas WordPress para Português

Existem duas simples para traduzir um template WordPress. Através da criação de um arquivo “.pot” contendo a tradução do seu template, ou à maneira antiga, aplicando as alterações diretamente no código fonte.

Como procurar temas prontos para tradução?

Comece por aceder ao menu “Aparência” do seu WordPress e selecione a opção “Temas” – Adicionar Novo. Clique no separador “Filtro de características” e selecione a opção “Pronto para traduções”.

Muitos templates premium também se encontram prontos para tradução, no entanto, é recomendável perguntar ao desenvolvedor antes de avançar para a compra.

temas wordpress em portugues

Em alguns casos, o template consegue se ajustar ao idioma do seu WordPress, e como tal, é essencial que o seu WordPress se encontre traduzido para português. Saiba mais em: como traduzir o seu WordPress para português.

Traduzir um template “Pronto para traduções”

Comece por fazer o download do template para o seu computador. Em alternativa, aceda aos arquivos do template via FTP no servidor. Aceda à pasta “languages” do template. Você encontrará vários arquivos “.po” e “.mo”, que devem ser usados com o programa gratuito “Poedit” (baixar) para gerar a tradução do template.

Agora, basta executar o Poedit e clicar no botão “Criar nova tradução”. Selecione o arquivo “pot” modelo do seu template, que se encontra na pasta “languages” do template.

criar traducao wordpress pot-min

Agora, basta traduzir todos os segmentos do template e guardar o resultado final na pasta languages do tema usando o código do idioma “pt_PT” ou “pt_BR” (não se esqueça de fazer o upload para o servidor).

Traduzir através do código fonte

Se achou o procedimento anterior muito aborrecido, ou o tema que pretende usar não se encontra pronto para tradução, poderá adicionar as alterações necessárias diretamente no código fonte do template. Antes de avançar, é necessário criar um backup do seu template WordPress.

O segredo é começar “lentamente”, procure um segmento que pretenda traduzir no seu template. Por exemplo, imagine que pretende traduzir a secção “Comentários” e você sabe que a palavra “Comments” irá surgir. Aceda ao menu “Aparência” – Editor. Procure a palavra “comments” em todas as secções do template e altere para “comentários” (Sem alterar a semântica/código à volta da palavra). Salve as alterações e se possuir um aplicativo de cache limpe a cache do seu WordPress. Se tudo correu bem, a secção “comentários” do seu WordPress surgirá traduzida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *