Qual o significado das cores – Web Design

Por | Atualizado em 2016-06-25

As cores de uma página Web podem influenciar a experiência do usuário, evocando determinadas reações. Cada cor possui um significado diferente, que pode mudar de cultura para cultura.

A escolha acertada de uma palete de cores pode gerar um impacto positivo nos seus visitantes. As cores também ajudam os visitantes a familiarizar-se com a sua marca. Caso precise dos códigos HTML para determinada cor, poderá usar a nossa tabela de cores HTML.

background-1466088_640

Porque razão o Facebook é azul?

Se fizermos um pequeno exercício de comparação, reparamos que a maioria das redes sociais usa a cor azul: Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.

O que à partida poderia parecer uma simples escolha de design, tem uma “verdade oculta”. Vários estudos indicam que tanto homens como mulheres preferem a cor azul, associando a cor azul a qualidade, segurança e confiança.

Ao usar a cor azul, as redes sociais conseguem uma maior aceitação, bem como reforçar a ideia de confiança.

Qual o significado das cores – Web Design:

Verde: Ambiente, fresco, honestidade ou boa sorte

A cor verde representa a natureza, podendo ser associado a sites que falem do ambiente, energias renováveis, etc. A cor verde também está relacionado a boa sorte ou dinheiro.

Vermelho: calor, amor, agressão, perigo;

A cor vermelha partilha reações opostas, por um lado está ligado à cor do coração, estando ligado ao amor e paixão, podendo ser usado em sites de amor ou relacionamentos, e por outro lado ao perigo, podendo ser usado para transmitir a ideia de algo proibido.

Amarelo: optimismo, esperança, descontos

O amarelo é normalmente associado ao sol, optimismo, esperança, descontos. A cor amarela é sagrada para os Hindus, no entanto, alguns estudos indicam que a cor amarela é a “menos favorita” de todas as cores.

Azul: confiança, tecnologia, segurança

A cor azul possui uma conotação de segurança, confiança e tecnologia sendo utilizada por grandes empresas e bancos (como o Barclays). É cor com maior aceitação por parte dos usuários.

Branco: Em teoria a cor branca não é uma cor, mas sim a presença de todas as cores. A cor branca está associada à pureza, inocência, ou limpeza. Em algumas culturas a cor branca é associada ao casamento.

Preto: sofisticado, mistério, medo, tristeza, morte ou sexualidade.

A cor preta é muitas vezes usada para transmitir mensagens de sofisticação, luxúria ou elegância. É igualmente usado em sites cujo tema evoque sentimentos de mistério, medo ou tristeza.

Paletes de cores

As cores podem ajudar a transmitir uma ideia, no entanto, não deve fazer do seu Website um verdadeiro arco-íris. O ideal é escolher uma cor e usar uma palete de cores “compatível”.

Para o ajudar, poderá usar o serviço “Adobe Color CC” que permite obter ideias para paletes de cores em poucos cliques: Adobe Color CC.

Caso pretenda guardar os resultados, será necessário fazer login com uma conta Adobe. Caso contrário, poderá simplesmente copiar os códigos das cores HTML.

adobe color

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *