SEO Blogger – Aumentar visitas do seu Blog

Por | Atualizado em 2014-11-23

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que permitem melhorar a sua posição das páginas do blog nos motores de busca. Subir nos motores de busca pode significar duas coisas: mais visitas e mais faturação. No Blogger, existem várias técnicas fundamentais de SEO, que podem triplicar suas visitas.

Note que os resultados não são instantâneos. Deverá aguardar algum tempo, para que os motores de busca possam indexar as alterações.

SEO Blogger

1. SEO dentro de página e fora de página

O SEO está dividido em duas áreas principais: o SEO dentro de página (on-page), e SEO fora de página (Off-Page).

Compreender os requisitos de cada área é essencial otimizar a indexação do seu blog. Para o ajudar a compreender melhor o SEO on-page e Off-page, decidimos criar o seguinte tópico: SEO on-page e Off-Page.

SEO Blogger - Aumentar visitas do seu Blog

2. Velocidade de carregamento do Blog


O Google passou a considerar a velocidade de carregamento dos sites como um factor de posicionamento nos motores de busca. Para melhorar a velocidade de carregamento das páginas, será necessário racionalizar os recursos carregados, reduzindo para o estritamente necessário.

Para obter dicas de como melhorar a velocidade de carregamento das páginas, consulte o seguinte tutorial: Como acelerar o seu site ou blog.

3. Metatags duplicadas

Um dos maiores problemas de SEO no Blogger são as metatags duplicadas. As metatags são as informações que surgem no motor de busca Google (titulo + descrição).

Como consequência o seu blog é penalizado e baixa nas pesquisas, visto que, as suas páginas são interpretadas como conteúdo duplicado.

Solução:

Antes de efectuar qualquer alteração é importante criar um backup do seu template, veja como fazer aqui: Criar backup de template Blogger.

Aceda ao painel de controlo do seu blog e clique no Menu “Modelo”. Na parte inferior da janela clique na opção “Editar HTML do modelo”. Procure a seguinte linha de código no seu template: <title><data:blog.pageTitle/></title>.

Substitua a linha

<title><data:blog.pageTitle/></title>

por:

<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;index&quot;'>
<title><data:blog.title/></title>
<b:else/>
<title><data:blog.pageName/></title>
</b:if>

4. Title Tag:

As tags de titulo (h1, h2, ….h6) são muito importantes. Com elas é possível estruturar o conteúdo do seu código. Sendo que h1 indica o conteúdo principal (titulo da página), h2 (subtítulo), etc.

No Blogger a tag de titulo utilizada como padrão é a h3, como consequência, o seu conteúdo será desvalorizado perante um motor de busca. Para resolver o problema aceda ao Painel de controlo do seu blog e clique no separador “Modelo”. Na parte inferior da janela clique em “Editar HTML do modelo”. Não se esqueça de activar a funcionalidade “Expandir modelos de Widget”.

Antes de realizar qualquer alteração faça um backup do seu template (como explicado no passo 1).

Agora procure o código .post h3 (poderá utilizar as teclas de atalho CTRL+F). Altere todos os H3 por H1.

Para terminar, pressione novamente CTRL+F (ou CTRL+L) para ativar a pesquisa do navegador e procure o código <h3 e </h3 no seu template. Altere todos os resultados para <h1 e </h1 respectivamente.

Por exemplo:

<h3 class='post-title entry-title'>
.....
</h3>

Resultado:

<h1 class='post-title entry-title'>
.....
</h1>

Clique em “Pré-Visualizar” e se não houver problemas, guarde as alterações.

5. Utilize o atributo “noindex”:

Utilize o atributo “noindex” nas categorias do seu blog. O atributo “noindex” indica aos motores de busca que não devem seguir os links de determinadas páginas. Com isto, evitará que os links das categorias sejam indexados e classificados como conteúdo duplicado.

Experimente criar um Menu Vertical ou Horizontal no seu blog, (veja como fazer aqui: criar menu vertical/horizontal no blog) e utilize as suas categorias para gerar o menu, em seguida classifique todos links com o atributo rel=”noindex”.

Por exemplo:
<a href=”http://linkdoseublog.blogspot.com/categoria” rel=”noindex”>Categoria do Menu</a>

Se possui mais sugestões partilhe com o Montar um Blog.

4 comentários em “SEO Blogger – Aumentar visitas do seu Blog

  1. Daniel

    Ual! Pesquisei tanto sobre esse assunto e os sites me retornavam a mesma coisa, mas li uma coisa extremamente importante aqui: SOBRE OS H1!
    Cara, não encontrei isso em nenhum lugar, isso realmente é muito importante.
    Muito obrigado!
    Grato

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *