[Resolvido] visitas do meu Site / Blog dimínuiram

Por | Atualizado em 2014-06-02
iStock_000022205460XSmall

Todos os sites e blogs “vivem” de visitas, independentemente da sua origem (redes sociais, tráfego orgânico, referencial, etc).

No entanto, o número de visitas de um website não é um número absoluto mas sim uma verdadeira “montanha russa” com muitos altos e baixos.

Quando o número de visitas cai abruptamente é normal se instalar um certo “pânico” e começar a surgir vários pensamentos na cabeça do webmaster ou blogueiro: “Será que fui penalizado pelo Google?”, “Será que fui ultrapassado nas pesquisas?”, “Será que fiz alguma alteração que prejudicou o meu ranking?”.

Em primeiro lugar, é necessário manter a calma e procurar entender o que motivou a quebra nas visitas. Para isso, é muito importante que você possua o Google Webmasters Tool ou Bing Webmasters Tool instalado nas suas páginas.

Veja como instalar:

Será que fui penalizado?


Uma das formas mais simples de saber se foi penalizado, é acedendo ao Google Webmaster Tools e verificar se possui alguma notificação ou erro “critico”. Essa notificação pode ser a explicação para a quebra das suas visitas e como poderá resolver o problema (caso tenha dúvidas deixe o seu comentário).

Procure também aceder aos separadores “Aspecto de Pesquisa” – “Melhorias de HTML” para verificar se o Google possui alguma sugestão para melhorar a indexação do seu conteúdo.

Fui ultrapassado nas pesquisas?

Os resultados das pesquisas estão em constante mudança. Os motores de busca alteram constantemente os seus algoritmos, mudando também os rankings das páginas.

A única forma de garantir um bom posicionamento é produzir bom conteúdo (único, sem copiar de outras páginas), mas também apostar em optimizações (SEO), que melhorem a indexação das suas páginas.

Caso necessite de mais informações consulte as seguintes páginas:

O que é o SEO?
Dicas de SEO – Otimizar site

SEO - cadastrar site no Google

O seu site é rápido?


Manter um site limpo e carregando rápido é essencial para manter os seus visitantes (e motores de busca) satisfeitos. É importante não exagerar nos recursos que adiciona nas suas páginas.

Caso pretenda testar o carregamento das suas páginas, utilize a ferramenta Google PageSpeed.

Sazonalidade das visitas

Por vezes, existe uma quebra nas visitas sem que exista um problema com as suas páginas, sendo a queda de visitas atribuída a outros factores. Por exemplo, se você fala de produtos cujo interesse seja sazonal (interessante apenas numa altura do ano), é normal que quando a época “forte” termina, as suas visitas comecem a diminuir.

Divulgar Website

Outro factor importante é garantir que as suas páginas não dependem de apenas uma fonte de visitas. Como tal, é importante garantir visitas dos motores de busca, mas também promover o seu conteúdo através das redes sociais. Veja como:

Tem outra dica?

Partilhe as suas dicas com a nossa comunidade deixando o seu comentário. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *