Como remover plugins no WordPress (Painel ou via FTP)

Por | Atualizado em 2016-04-03

Os plugins do WordPress permitem adicionar funcionalidades essenciais no seu Website. Existe mesmo uma lista de plugins essenciais, que ajudam o seu website a cumprir alguns “padrões” de qualidade para páginas na Internet.

Não obstante, cada plugin que você adiciona no WordPress aumenta o tamanho do seu Website, bem como o tempo que as páginas demoram a carregar. Em cenários mais “negros”, os plugins podem causar erros internos no servidor (error 500 – Internal Server Error), deixando o seu site offline (sem acesso ao Painel Administrativo).

Como remover plugins no WordPress (Painel ou via FTP)

Dito isto, como podemos remover plugins no WordPress? Para isso, existem duas soluções. A primeira, através do painel administrativo do WordPress, bastando para isso aceder ao menu “Plugins” – “Plugins Instalados”. Para terminar, clique na opção “Excluir” (surge após “Desactivar”) junto ao plugin que será removido.

remover plugin wordpress

Mas e se você não conseguir aceder ao seu Website, bem como o respectivo painel administrativo? Em primeiro lugar, é necessário manter a calma. Quando se possui pouca experiência e o site fica offline após uma atualização (do WordPress ou plugin), instala-se o pânico no Webmaster, que fica saber como resolver o problema.

A solução consiste em aceder ao servidor via FTP. Para isso, você poderá usar um programa específico como o Filezilla (gratuito). Poderá obter os dados de login através do painel administrativo do seu site (cPanel). O cPanel que também possui “exploradores” de arquivos (File Manager) que permitem aceder aos arquivos do servidor através do navegador.

Para terminar, basta aceder ao diretório “public_html” – Wp-content – Plugins.

remover plugins no WordPress

Agora, basta renomear a pasta plugins para “plugins-old” para remover todos os plugins (neste caso desactivar). Ou alterar o nome de um plugin específico para remover apenas um plugin (problemático). Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário para o Montar um Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *