O seu site está Offline? Como verificar?

Por | Atualizado em 2015-11-01

Neste tutorial, iremos explicar como verificar se o seu site está Offline, ou apenas está a bloquear o seu IP. Para isso, iremos utilizar o Google Analytics, o Pingdom e um Proxy.

Dica: Caso o seu IP se encontre bloqueado nos servidores do seu Website, entre em contato com empresa de hospedagem responsável pelo serviço.

Pingdom – serviço de verificação de sites

O Pingdom é um serviço gratuito que lhe permite monitorizar o desempenho do seu site, obtendo estatísticas muito interessantes da performance dos seus servidores.

No entanto, a funcionalidade que merece destaque, é o serviço de verificação de servidores, que envia um email / SMS ao Webmaster, sempre que o seu site ficar offline.

Dica: No final, encontrará mais alguns truques, para verificar se o seu site está offline.

Esta funcionalidade é bastante útil, permitindo uma resolução mais rápida do problema, minimizando a perda de visitas e faturação, enquanto preserva a imagem do seu site.

A conta gratuita Pingdom permite monitorizar um site, e inclui “apenas” 20 alertas por SMS (alertas por email são gratuitos). Se ficou interessado, clique aqui, para criar a sua conta gratuita.

Pingdom - o seu site está Offline


Após o cadastro inicial, você receberá um email com a senha da sua conta. Faça o login no Pingdom e clique no botão “Check” – “Add New Check” para adicionar o seu site.

Defina com que frequência pretende que o site seja verificado, alterando o parâmetro “Check Interval” (se você definir 5 min, o site será verificado de 5 em 5 minutos).

Por fim, digite o link do seu site, e a forma como pretende ser notificado (email, SMS, etc.). Clique no botão “Create Check”.

Pingdom - o seu site está Offline

Outros “truques” para verificar se o site está Offline

Google Analytics:

Se possui o Google Analytics instalado no seu WebSite, aceda ao menu “Página Inicial” – “Tempo Real” – Descrição Geral. Se o Google Analytics reportar visitantes online, significa que o seu site não se encontra Offline.

Caso tenha dificuldades, consulte o seguinte artigo: Visitantes online no Google Analytics.

Proxy

Outra solução, é tentar aceder ao seu site através de um proxy (o que é um proxy?). Para isso, experimente utilizar o serviço anonymouse.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *